Quem visita a casa do engenheiro Olavo Tomásia pela quadra natalícia não pode ficar indiferente a um gigantesco presépio instalado na sala de visita. Uma construção de dois metros de largura e um de altura, que retrata o nascimento do menino Jesus, mas com vários elementos modernos, um deles um comboio em movimento, que fica a circundar a estrutura.
“O que me levou a criar este presépio é a imagem que ficou na minha memória quando ia à igreja pelo Natal e via o presépio”, revela este engenheiro informático.
Há cinco anos, resolveu meter mãos à obra e construir um primeiro presépio. Algo que pudesse materializar o seu sonho, mas também agradar a filha. Primeiro foi preciso arranjar os elementos básicos, como imagens do menino Jesus, os reis-magos…
“O presépio original foi uma coisa simples. Para dar ideia de uma cascata, por exemplo, usei um desenho impresso. Hoje tenho uma cascata que jorra água”, ilustra. Além disso, o presépio tem mais dois elementos chamativos: um comboio em movimento e uma roda de água. Ambos funcionam com base num comando remoto.
“A cada ano procuro inserir mais movimento ao presépio. Este tem sido o grande desafio”, diz Olavo Tomásia, que usou os seus conhecimentos como engenheiro informático para construir essa obra.
Toda a estrutura é iluminada e apresenta algumas casinhas, inspiradas numa zona italiana denominada Cinque Terre. Segundo o autor, a cada ano o presépio apresenta um design diferente e mais complexo. Reforça que o objectivo é ir melhorando o projecto, aplicando mais elementos com movimento. O presépio costuma ser montado nos primeiros dias de dezembro e só é retirado da ampla sala de estar no final de janeiro. Várias peças são reaproveitadas, outras construídas de raiz a cada ano.








