Pub.
Escolha do EditorSocial

Roubo de cobre provoca blackout em São Vicente: Suspeito no bloco cirúrgico do HBS

Pub.

A ilha de São Vicente sofreu um blackout na rede eléctrica na tarde de ontem, que se prolongou até por volta das 22 horas em algumas zonas, provocado por uma tentativa de roubo de cobre num poste de transformação da Electra. O suspeito, um jovem de 24 anos, foi parar ao bloco cirúrgico do Hospital Baptista de Sousa com queimaduras provocadas por um choque que poderá aproximar dos 20 mil volts, segundo um técnico da Electra.

A indicação de avaria na rede chegou à Electra por volta das 17 horas. De imediato, a empresa colocou os seus técnicos no terreno e descobriram que a mesma foi provocada por alguém que terá tentado violar o quadro do posto de transformação da Ribeira d’Julião, mais precisamente da antiga central da Marinha, próxima do ex-Isecmar.

Publicidade

“Constatamos que alguém tentou retirar cobre do posto de transformação da Ribeira d’Julião e provocou o blackout. Por se tratar de um quadro com uma potência de 20 mil volts, percebemos que o suspeito ficaria lesado, pelo que deslocamo-nos ao Hospital Baptista de Sousa. Conseguimos confirmar que, de facto, um indivíduo do sexo masculino deu entrada naquele estabelecimento de saúde por volta das 17h14 minutos com queimaduras provocadas por choque eléctrico. De imediato accionamos a polícia”, explica Ricardo Martins.

Agora cabe à polícia investigar e confirmar se, de facto, o suspeito tentou roubar cobre no posto de transformação da Ribeira d’Julião, acção que provocou um blackout na ilha. Por agora, diz Martins, as suspeitas recaem sobre um jovem de 24 anos, residente na zona da Ribeira d’Craquinha.

Publicidade

“A informação que temos é que a polícia falou com o médico que atendeu o suspeito com queimaduras. Desconhecemos o seu estado de saúde porque, quando estávamos no hospital, este estava no bloco cirúrgico. Mas estamos a falar de um choque de 20 mil volts”, pontua, realçando que, por causa desta tentativa de roubo, São Vicente sofreu um apagão que se prolongou por largas horas, sendo que os mais afectados foram os moradores das localidades que vão desde o ex-Isecmar à Fazenda do Camarão, no Calhau.

Esta não foi a primeira vez que São Vicente ficou às escuras por causa do roubo de cobre. Segundo Martins, há cerca de um mês houve uma situação similar na zona da Baía das Gatas. “Só no último ano já sofremos cinco tentativas de roubo de cobre que provocaram blackout. Foi a primeira vez que decidimos deslocar ao hospital porque as indicações no terreno eram flagrantes e mostravam que o culpado teria sofrido um choque violento. Das outras vezes, priorizamos a reposição da energia eléctrica, até porque as situações encontradas não eram tão claras como a de ontem.”

Publicidade

Entretanto, o Mindelinsite tentou junto do Hospital Baptista de Sousa saber o estado de saúde do suspeito, mas não foi possível.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

24 Comentários

  1. Só mintira !! Só mintira. Nos últimos meses há blackout quase todas as semanas. Ainda no Domingo passado houve blackout ? Tambem foi por tentativa de roubar cobre ??? Bsot tcha de palaçaria hommm.

  2. Como é possível um black out, derivado de uma tentativa de roubo de cobre. Será que o PT em causa é de barramento á vista? Ou o PT e o standards de Quadros MT ? Onde estava a proteção da linha que sustenta o PT. Como se entende que com a suposta causa encontrada o BO permanece por horas????

  3. Caso se confirmar esta tentativa de roubo de cobre pelo jovem de 24 anos, resta também saber os motivos que o levaram a fazer essa tentativa. Será também que existe uma quadrilha. Quem são e porque primam por esta via em vez de procurar um emprego digno. Ou será que por não terem tudo a oportunidade de conseguir um emprego, se sentem tão frustrado com a vida que não importam do que pode acontecer durante essa tentativa suicida.

  4. uma soluçâo. em vez de cobre , porque nâo fazem as baixadas com aluminio como se faz atualmente em paris por evitar roubos? UM profissional na matéria.

  5. Cabo Verde dava um filme. Estão a ver a cena o nao ? Técnicos de Electra vão ao Hospital Batista de Sousa procurar de cama em cama alguem com queimaduras para o acusar de ter tentado roubar cobre num PT. Com que PROVAS ??? nenhuma. Nada. nenhuma prova a não ser uma teoria. Isso é mesmo anedota. Senhores de Electra provem qeu foi o “tal jovem de 24” que causou o black out. Provem que as queimaduras que ele tem é de um cabo eletrico. INventam estorias para justificar o seu completo falta de competencialidade para fazer voss trabalhu meus caros.

  6. Então hoje também teve roubo de cobre, porque no intervalo de almoço a zona de pedra rolada estava sem energia, pelo menos ate as 15h quando saia de casa ainda estava sem energia.

  7. Tamos bem tamos, meus caros, primeiramente foi de facto lamentável o que se sucedeu, mas creio que em vez da Electra priorizar encontrar e acusar um possível suspeito, deveriam ter priorizado a reposição da normalidade no fornecimento da corrente eléctrica, visto que muita coisa despende da mesma, referindo-me a negócios e outras situações pontuais. Caberá a Polícia efectuar a sua investigação a apurar com clareza as causas do blackout, desempenhando assim a sua função, pelo menos uma vez. mas como sempre em Cabo Verde, mesmo que apurado os culpados do sucedido a impunidade é certa, tendo em conta a passividade com que são tratados os crimes em Cabo Verde na última década.

  8. O “PROVAS” é o actor principal desse “filme que Cabo.Verde dava”. Ele viu uma cena e agora perunta-nos se ‘estamos a ver a cena’.
    O que ele leu (que nós todos lemos) e que sabe, é que as pessoas da electra disseram que foram ao hospital, nem viram o rapaz e que simplesmente foram informados pelo médico de serviço.
    Mas no seu filme, eles foram procurar de cama em cama pelo jovem de 24 anos..
    HÁ GENTE PERIGOSA NESTA TERRA!!!
    Até parece que andam mal assistidos!!!

  9. Ao que este país chegou. Sinto pena das mães que dao a luz aos filhos para se tornarem LADRÕES de tudo que lhe aparece pela frente.

    O crime nao compensa!!! Definitivamente.

  10. É por isto e outros que cabo verde está como está. Cidadãos defendendo o crime. Após ler alguns comentários vejo a nú o carater de grande parte da população. Se há um crime o denunciante é sempre o mentiroso e o criminoso a vitíma, lamentavel mesmo. Merecem todos os assaltos que sofrem dia após dia pa. Revoltado.

  11. Provas, a sua pergunta tem piada ahahahahhahaha!!! Achas que os técnicos da electra iam andar de cama em cama para ver se alguém deu entrada no hospital???? É claro que nãooooo!!! Qualquer técnico da electra, devidamente identificado, dirige ao HBS neste caso, Banco de Urgência e pergunta ao responsável de serviço se algum indivíduo deu entrada nesse serviço (indica mais ou menos o horário da ocorrência). Simples quanto isso!!! Depois é entregar o caso a polícia judiciária. O culpado tem o direito de se defender perante as acusações.

  12. Bo deve estod é na xuxadera…bo ta otxa ma es tava ta ba anda de cama em cama??? Ahahahahhaha cabeça é senhor do corpo!!! É só pergunta na Banco de Urgência se algum pessoa da entrada la durante x hora por causa de um queimadura provocod pa choque eléctrico. Electra ta de parabéns pa ter procurado o culpado e bo caso na justiça. Depos bsot bem reclama ma tud porcaria que tita contece na quel terra é mod governo ou mod Câmara. Culpa é de es bandido que nem ses propria vida es tem medo!!! Só ganância e rouba que es crê. Pa es tra um dia de traboi ninguém ca cre. Pa es ba espia traboi na caís, pa es ba faze cascoi pa vende pessoas que tita faze casa, cria txuque pa vende, faze pastel ma frisquinha. Ta passa fome é quem crê. Ou antom pa es ba tra um dia de traboi na chinês.

  13. Vocês sabem para que serve o cobre ???

    É para os nigerianos e outros bandidos desta costa africana, misturarem com o OURO fundido e produzirem OURO de péssima qualidade e assim terem mais lucro !!!

  14. Com que autoridade entra um técnico de Electra num hospital a questionar sobre informação dos doentes nesse hospital. Explica lá isso é dipois conversa-mos. Todos os PT de Chá de Marinha e betão com porta ferru e cadeadu. Comi e que o bandido entrou no PT ?.?.
    Se está história e verdade eu não sei mas que é estranhu isso é.

  15. . Como se pode provar que o desgraçado queimado estava a roubar cobre ? E que se alguém azarado tem o azar de ter uma quiemadura e em vez de ser atendidono hospital tem que primeiros provar que não é bandidu…. Lei em CBo Verde e um estado Direito. Técnico de Electra vai ao hospital acusando-me que sou bandido eles devem provar isso. E não sou eu que devo provar que não sou… PT e parede de betão com porta de ferro , como foi o bandido entrou lá ? Agora para além de bandido ladrao cobre e magicu também…

  16. Rapaz! Em Cabo Verde o que parece não é. Quem dze quês estória é assim moda quês conta-o na jornal?. Há também tive blackout por acaso es torna bai soja jovem queimod na Hospital?.
    São sempre os mesmos armados em santinhos a acusar desgraçados.

  17. Técnicos de Electra ca tem nada qui ba faze na Hospital inquiri médicos sobre estado de pacientes ou quem ta la o quem ca esta. Isso e traboi de Policia. Não podemos entrar nesse caos. Técnicos de Electra detectam roubo ? Vão a PJ, Policia Nacional, BAC, BIC o quem quer que seja e faz denuncia e deixa policia fazer o seu trabalho. Técnicos de Electra a inquirir médicos sobre pacientes mesmo que estes sejam alegadamente ladroes é que não. Temos que ter organização: Electra vê avaaria causado por roubo faz denuncia as autoridades e depois deixa autoridades fazerem o seu trabalho. Técnicos de Electra preocupam-se tao somente com repor a rede no mais curto espaço de tempo. Se calhar se não estivessem armados em dar uma de CSI e ir investigar no Hospital a reposição do funcionamento da rede teria sido feito em menos tempo e não 5 horas deopis.

  18. Não o melhor é ter Ricardo de Electra armado em CSI e em vez de restabelecer a rede vai para Hospital dar uma policia e investigar quem la esta que tem queimaduras.
    E tens razão Ladrão é sempre protegido. E basta ver emrpesas como Electra …

  19. Ums coisa é certa. Todos aqueles que defendem crimes e criminosos, ou são tambem criminosos ou lá no seu intimo sabem que têm uma tendencia para serem criminosos. E provavelmente, até uma vontade escondida que nao podem revelar. E esse apoio ao criminoso é uma forma de se sentirem investidos nessa pele, porque ficam mais aliviados.

  20. Porra um tava gosta de sabe quem ess palhaços que tita defende bandidos! A ELECTRA fez muito bem em perguntar no HBS porque era a pergunta E como lesada e interessada encaminhou o caso a PJ! As pessoas, a população, as instituições são os olhos e a voz da polícia e devem colaborar perante qualquer suspeita de crime!

  21. Concordo plenamente contigo
    A falta de oportunidades também gerem esses tipos de actos ;
    Muitas vezes são pais de família que não t’en muitas opções para garantir o sustento da família e pour isso parten para essas vias ilegais
    S’en desfalcar que tmb há muitos que fazem isso pour poder tar con dinheiro para mostrar (festas e todas essas coisas do genero)
    Bon isso é o meu ponto de vista

  22. Só queria dizer aos palhaços que aqui estão duvidando, que em todo CV, há indivíduos que andam a procura de casas em construção, desprotegidas, para roubarem tudo que é cobre, instalação eléctrica, arrancam fios das paredes só para terem cobre, torneiras, contadores de agua, inclusive cadeados de cobre são arrebentados para extração do cobre, etc. Perguntem aos agricultores de Rª de Vinha como passam mal por causa destes amigos do alheio que passam a vida a lhes roubar os contadores de agua e cadeados. Só não vê quem não quer. Outro assunto, basta irem ao hospital e perguntarem na recepção, lá onde fazem a ficha no BU, por pessoa tal ou se deu entrada alguém com os seguintes sintomas e que dão sim essa informação sem nenhum problema. Bzot ta gosta é de ser do contra pa parce ser inteligente mas bzot é uns cambada de burros ignorantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo