Quatro indivíduos – dois de nacionalidades belgas e dois franceses – e um cão foram resgatados de helicóptero de um veleiro que se encontrava a deriva nas águas de Cabo Verde. O resgate foi coordenado pela Guarda Costeira e contou com apoio de um navio de guerra da marinha francesa, que se encontrava a caminho do Porto Grande de São Vicente.
Em comunicado, o Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento da Guarda Costeira (JRCC) informa que recebeu esta sexta-feira, passava das 6h20 minutos, um email do Centro Regional de Vigilância Operacional e Resgata (MRCC Gris-Nez) na França, informado-o que tinha recebido um alerta de Radio Baliza Indicadora de Posição de Emergência (EPIRB) de um veleiro.
A embarcação de nome S/V Siclade, revela a mesma nota, tem bandeira belga e estava na posição Latitude 16º 39.99’N e Longitude 026º \ 26.31 ‘W, com quatro pessoas abordo, solicitando assistência. “O JRCC assumiu a coordenação do caso, tendo solicitado apoio do navio de guerra da Marinha Francesa, que tinha como escala o porto de Mindelo”, revela.
Paralelamente, prossegue, empenhou o navio de pesca japonês Shoshin Maru NO 38, que se encontrava nas proximidades do veleiro. “Os dois navios foram ao encontro do veleiro. Após algum tempo e porque o navio de guerra francês estava a 10 milhas do veleiro, e ter estabelecido com ele, foi interrompida a participação do navio de pesca japonês”, acrescenta.
Por volta das 18 horas, os quatro tripulantes e um cão foram resgatados de helicóptero pelo navio da marinha francesa, e o veleiro Siclade ficou a deriva. “O navio de guerra francês atracou por volta das 8h30 de hoje, 20 de janeiro, no Porto Grande. Os quatro tripulantes foram encaminhados para as autoridades locais para os devidos procedimentos”, conclui.
Foto: ilustração