O novo delegado do ICCA em S. Vicente, Humberto Bruno, será empossado esta manhã pela Secretária de Estado da Inclusão Social. Este acto será um dos pontos mais salientes do programa de Lídia Lima, que está na cidade do Mindelo para participar nas actividades alusivas ao “Mês da criança e do adolescente”, evento organizado pelo referido instituto.
Psicólogo de profissão, Humberto Bruno adiantou à agência Inforpress que pretende uma instituição que ultrapasse a sua “mera” missão de proteger as crianças e adolescentes na ilha de S. Vicente. Um instituto, diz, que sirva como um “campo de estudo” capaz de criar conhecimentos e de dar suporte às políticas nacionais voltadoas à proteção dos menores.
Este jovem afirma que quer transformar o ICCA num instituto de renome, que ultrapasse o básico. Deste modo, a sua intenção é estabelecer articulação com organismos do ensino e, se possível, transformar o instituto em escola de residência para formandos em enfermagem, psicologia, reinserção social, assistente social… Além disso, pretende encetar uma mudança de mentalidade nos colaboradores visando uma nova abordagem com as crianças e adolescentes.
A visita de Lídia Lima acontece hoje e amanhã estando previsto para o segundo dia um encontro com psicólogos, médicos e pediatras para abordarem o tema “Abuso e exploração sexual de menores em S. Vicente”. O objectivo é que juntos possam encontrar soluções para a prevenção desses actos.