A psicóloga Marla Lopes vai conversar com os cabo-verdianos em Roma sobre “Mulheres e Saúde Mental: Como proteger a Saúde Mental Feminina?”, por ocasião do Dia da Mulher Cabo-verdiana. O convite para este encontro de reflexão partiu da Caboverdemania & Associações Cabo-verdianas.
Organizado pela psicólogo, que acabou por envolver todas as associações cabo-verdianas de Roma,o tema escolhido para esta conversa é considerado de grande importância e merece a atenção de todos. Por isso o convite para a psicóloga guiar os participantes nesta reflexão aberta e fundamental sobre a saúde mental das mulheres. O encontro vai acontecer na UNAR Via Ulisse Aldrovandi, em Roma.
“Desde sempre ouvimos dizer que a maior riqueza do ser humano é a saúde. Sem a saúde (física ou mental) não conseguimos gozar da nossa riqueza e tão pouco viver uma vida feliz. Hoje em dia cuidamos muito da saúde física, seja em Cabo Verde ou na nossa diáspora, mas sem preocupar muito da nossa maior riqueza: o nosso equilíbrio interior”, argumenta e atiça a promotora.
É por isso que neste dia especial para a mulher cabo-verdiana, 27 de março, a OMCVI, criada em 1988 por um grupo de mulheres de Cabo Verde em Itália para favorecer a integração da comunidade em Itália e manter viva a ligação com o país, decidiu juntar-se a este diálogo com a psicóloga Marla Lopes para ajudar as mulheres a descobrirem como cuidar da sua saúde psicofísico. A escolha do tema se justifica porque, no entender dos promotores, a comunidade cabo-verdiana em Itália é historicamente feminina.
A psicóloga Marla Lopes já é conhecida da comunidade cabo-verdiana na Itália. Em 2023, foi a convidada, no âmbito de uma campanha “Maio Furta-cor”, para discorrer sobre “A saúde mental e materna”. Na altura, foi entrevistada por Mindelinsite e defendeu que o estado de saúde mental das mulheres-mães está fortemente ligado ao estigma social. O encontro foi organizado pelas associações Caboverdemania, Amigos de Soncente e Tabankaonlus, com a psicóloga clínica Marla Lopes.