campanha Korda Kab Verde – Violénsia maxista ta matá, enquadrada no projecto Amdjer d´txeu luta, será lançada na próxima semana na ilha de S. Vicente, estando previsto um acto de apresentação para a imprensa no dia 6 de maio, na sede da UNTC-CS, em Alto S. Nicolau. Concebida pela ONG Paz e Desenvolvimento e a Associação de Peixeiras do Mindelo, a iniciativa visa dar combate à violência baseada no género e sensibilizar a sociedade civil para esse fenômeno social, com especial atenção para as comunidades pesqueiras do Mindelo, Calhau e S. Pedro.
A estratégia passa por informar e formar as comunidades sobre os recursos concretos para estimular a denúncia, tanto por parte da vítima como das pessoas que assistem ou têm conhecimento de casos de VBG. A campanha visa ainda desconstruir a ideia de que a violência é apenas física e ampliar o conhecimento que as pessoas têm sobre os tipos de agressão.
“Divulgar informações curtas e rápidas que permitem o conhecimento dos dispositivos da lei da VBG, os mecanismos de denúncia, as instituições públicas e ONGS que podem apoiar em casos de VBG, de forma simplificada e acessível a todos; Desmistificar a ideia de que as mulheres é que desencadeiam o ciclo de violência, isto é, de que são culpadas pelas agressões que sofrem”, acrescentam os mentores do projecto.
A iniciativa pretende ainda contribuir para levar as comunidades a entenderem que a VBG, além de ser um crime público, é um mal social que tem impactos negativos a nível colectivo. A campanha tem ainda como vertente trabalhar a “masculinidade tóxica” e promover as “masculinidades positivas, não machistas e não patriarcais”.
Financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), o projeto Amdjer d’txeu luta visa promover uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que possibilite o acesso aos direitos de mulheres e jovens no litoral de São Vicente. É implementado pela Associação das Peixeiras do Mindelo (APM) e a ONG Paz e Desenvolvimento, promotoras da campanha Korda Kab Verde. Violénsia maxista ta matá!