O ministro da Saúde preside no dia 25 de março ao lançamento oficial do Temnógrafo no mercado cabo-verdiano, um equipamento considerado inovador no pré-diagnóstico de anomalias cerebrais através de imagem. Segundo a Dilub Corporate Services, representante dessa tecnologia italiana, a sua aplicação permite a avaliação rápida de traumas cranianos e outras alterações neurológicas.
A sessão de abertura será no Ministério da Saúde e contará com a presença de especialistas da área, que realizarão apresentações técnicas ao vivo do equipamento. Deste modo, estão programadas demonstrações nos hospitais da Praia, Assomada, Mindelo (estando, neste caso, prevista uma segunda sessão na Câmara de Comércio de Barlavento para as clínicas privadas e profissionais da saúde) e Ribeira Grande de Santo Antão, de 25 a 28 de março.
“Este evento representa uma oportunidade única para os profissionais de saúde e entidades médicas conhecerem de perto esta tecnologia inovadora e o seu impacto na melhoria dos serviços de diagnóstico em Cabo Verde”, conforme a Dilub Corporate Services, que está a concretizar essa iniciativa em colaboração com a Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços Brasil – Guiné-Bissau. Acentua que a mesma representa um marco significativo para a modernização da saúde em Cabo Verde, ao disponibilizar uma tecnologia italiana de ponta para aprimorar a capacidade de resposta dos profissionais da área médica.