O programa do Ano da Saúde Mental designado pelo Governo será socializado na próxima segunda-feira com o sector privado de S. Vicente, no anfiteatro do hospital Baptista de Sousa. A intenção é promover um maior engajamento dos investidores ligados à área em prol da promoção da saúde mental ocupacional.
Este encontro acontece logo após o acto central de comemoração do Dia Mundial da Saúde, que este ano tem como palco a ilha de São Vicente. Deste modo, o evento acontece a partir das 8:30 do dia 8 na Academia Jotamont com a presidência do Representante da OMS em Cabo Verde, Daniel Kertesz, e da ministra da Saúde, Filomena Gonçalves. Faz parte ainda da agenda do dia 08 de abril uma aula de ginástica ao ar livre, envolvendo instituições, sociedade civil e associações comunitárias, desportivas e culturais da ilha, pelas 17:00 no pontão ao lado da praia da Lajinha.
Para o Dia Mundial da Saúde, a OMS escolheu o tema “A minha saúde, o meu direito”, visando assegurar que todas as pessoas possam aceder a serviços de saúde, educação e informação, bem como a água potável, ar puro, alimentação saudável, habitação condigna, condições ambientais e laborais dignas e viverem livres de discriminação. Conforme nota do MS, a organização mundial alerta para o aumento da ameaça ao direito à saúde em todo o mundo, provocada por conflitos que devastam vidas e causam morte, dor, fome e sofrimento psicológico, além da crise climática que retira das pessoas o direito de respirar ar puro.
Em Cabo Verde, 2024 foi declarado o Ano da Saúde Mental, com o objetivo de fortalecer a consciência social sobre esta problemática, promovendo estilos de vida saudáveis e melhorando as políticas públicas nesta área. Assim, o Dia Mundial da Saúde (07 de abril) será assinalado sob o lema “Minha saúde, meu direito: Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos.”