A Primeira Dama Debora Katisa Carvalho prometeu esta tarde no Mindelo mobilizar recursos junto dos parceiros nacionais, internacionais e fundações para ajudar a concretizar o sonho de Maria Marlyn de 7 anos, que doou toda a sua poupança, no montante de três mil escudos, para o Jardim Infantil Arco Íris da Bela Vista. Trata-se de um projecto da Organização das Mulheres de Cabo Verde, cujas obras ainda estão em curso.
Debora Katisa Carvalho fez estas declarações no término de uma visita à família de Marlyn e ao jardim, onde aproveitou para parabenizar e enaltecer o gesto de solidariedade desta menina que resolveu partilhar o pouco que tinha com outras crianças. “Pudemos igualmente ver as necessidades que este jardim tem de ampliar a sua actuação no bairro da Bela Vista e vamos ver como podemos mobilizar parcerias para ajudar esta comunidade e apoiar o trabalho da OMCV,” declarou.
Relativamente ao jardim em si, a Primeira Dama acredita que poderá mobilizar parcerias para ajudar na conclusão das obras de ampliação. Debora Katisa diz acreditar que todos podem contribuir para ajudar a concretizar o sonho desta criança, que resulta de um projecto da OMCV. “Estou certa que muitos parceiros vão apoiar este projecto. A Primeira Dama não tem um orçamento, mas acredito que ao apresentar este sonho desta criança vamos conseguir mobilizar parceiros nacionais e internacionais para esta causa. Ela já fez a sua parte ao doar 3 mil escudos da sua poupança.”
Na sede da OMCV, prossegue, pôde conhecer um pouco mais do trabalho que esta organização tem estado a fazer. “Vimos uma área vastíssima de atuação, desde a preocupação com a pequena infância através do jardim, mas também uma preocupação ambiental com formações às mulheres para peças reciclados, que é algo que está na génese desta organização, há 40 anos”, pontua, que destacou igualmente o trabalho de empoderamento das mulheres desenvolvidas pela OMCV, organização que não obstante as quatro décadas de existência continua muito activa.
Para a delegada da Organização das Mulheres de Cabo Verde, foi uma honra receber a Primeira Dama no jardim e na sede da organização para inteirar dos seus projectos. A expectativa agora é que ela possa apoiar, sobretudo o jardim para que as obras possam ser concluídas. “Esperemos que ela possa ajudar a OMCV, mas também as outras organizações da sociedade civil a fazerem o seu trabalho. O nosso apelo é que seja feito um trabalho a nível de todo o país, com crianças e mulheres porque ainda existem muitas zonas encravadas que precisam de um alento, de uma palavra”, afirma Fátima Balbina.
A Primeira Dama encontra-se em São Vicente a acompanhar a visita de Estado do Presidente da República de Angola. Amanhã preside a abertura do Fórum Nacional “Educação para a Cidadania e Igualdade de Género”, promovido pelo Observatório da Cidadania Activa, na FaED, a partir das 9 horas.