Pub.
Social
Tendência

PR defende investigação independente às mortes de sete crianças no hospital de S. Vicente

Pub.

O Presidente da República defendeu ontem uma auditoria independente para apurar as causas da morte de sete crianças em poucas semanas no Hospital Baptista de Sousa. José Maria Neves recorreu à sua página no Facebook para demonstrar a sua preocupação com as notícias dessas mortes e enfatizou que, por se tratar de uma “situação anormal”, e considerando as “sistemáticas queixas dos utentes do HBS”, acha recomendável a realização de uma investigação independente. A mesma serviria, na sua perspectiv, para fazer uma avaliação exaustiva e apresentar recomendações pertinentes.

O PR diz saber que o Ministério da Saúde e o próprio hospital estão a fazer as suas averiguações para identificar as causas do falecimento dos recém-nascidos e tomarem as medidas cabíveis e, para ele, estas medidas são essenciais para se pôr cobro às inquietações da sociedade. Mas acha recomendável a criação de uma equipa técnica independente para avaliar o caso.

Publicidade

Dentre os comentários ao post sobressai o de Cláudia Santos, para quem o Presidente da República – enquanto salvaguarda dos direitos da nação – não deveria apenas acompanhar “com preocupação” o caso como também exercer a sua influência para exigir uma “resposta cabal” a todo o sofrimento enfrentado pelos familiares dos bebés falecidos. “Sobretudo das mães por causa deste visado hospital que tem como lema na Pediatria ‘Hospital amigo da criança’. Treta!”, exclama. Hoje, prossegue, a sua família chora a morte do anjinho que tanta queria que estivesse neste momento no seu seio. “Infelizmente, não tivemos esta graça.”

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo