Pub.
Social
Tendência

PNSV terá reforço de agentes e veículos de outros Comandos para “aguentar” os quatro dias do “Baía das Gatas”

Pub.

O Comando de S. Vicente vai contar com reforço de agentes da PN das outras ilhas para poder dar a devida cobertura aos 4 dias do festival internacional de música Baía das Gatas. Segundo o subcomissário Elvis Leite, o desafio este ano será maior, pelo que a PNSV está a delinear um plano a condizer para aumentar a fiscalização rodoviária e a enorme movimentação do público nessa famosa estância balnear. Para o efeito, vai receber tanto recursos humanos como meios auto de outras ilhas.

Desde 15 de julho que a Polícia Nacional tem em curso o plano Verão em Segurança em S. Vicente, que vai até 30 de setembro. Esta medida visa acautelar ocorrências devido as várias actividades culturais e recreativas organizadas na chamada ilha do Monte Cara, sendo a mais emblemática o festival Baía das Gatas, que este ano tem um dia a mais. “A PN vê-se na necessidade de adotar estratégias especiais preventivas e repressivas para diminuir as incidências criminais e aumentar tanto a segurança como o sentimento de segurança nas pessoas”, explica esse porta-voz da PNSV.

Publicidade

Neste sentido, os 210 efectivos vão estar envolvidos até 30 de setembro numa série de operações, que vão fiscalizar a movimento rodoviário e pontos críticos de concentração de pessoas, como as praias de mar, os perímetros ondem ocorrem eventos recreativos, desportivos e culturais. Isto implica aumento das operações stop, para controlo da documentação dos condutores e veículos, rusgas aos estabelecimentos comerciais e locais de divertimento noturno…

Segundo Elvis Leite, ao divulgar publicamente a sua estratégia de intervenção, a PNSV quer jogar na prevenção da criminalidade, passar uma mensagem de confiança aos cidadãos e apelar ao apoio de todos. Assegura que o nível de ocorrências diminuiu no ano passado, em relação a 2023, em parte graças a divulgação antecipada do plano Verão em Segurança.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo