Pub.
Social
Tendência

PN destaca 80 agentes para garantir a segurança na abertura hoje da Ocean Race Village

Pub.

Uma equipa de 81 operacionais da Polícia Nacional vai garantir hoje à tarde a segurança da abertura oficial da Ocean Race Village, marcada para as 16 horas no parque de contentores da Enapor. Porém, segundo o Subintendente Roberto Fernandes, o Comando não irá descurar o patrulhamento dos bairros da ilha de S. Vicente, tendo por isso recebido um reforço de 61 agentes das outras ilhas, que vão reforçar a capacidade de intervenção dos 215 efectivos da PN em S. Vicente. “Com o empenho de todos os agentes vamos poder garantir a segurança do evento e dos bairros”, frisa o Coordenador de Segurança do Ministério da Administração Interna para a Ocean Race.

Além dos 61 operativos, a direção da PN canalizou mais 10 viaturas, sete embarcações, três motos e conjuntos de equipamentos individuais e colectivos para facilitar o trabalho dos policiais no mar e em terra. É que, segundo Roberto Fernandes, são esperados na cidade do Mindelo entre 3 a 4 mil turistas por estes dias, que chegarão em cruzeiros e por via aérea. Isto sem contar com as centenas de pessoas envolvidas no staff da regata e a presença de entidades oficiais, como o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que virão participar na Cimeira dos Oceanos agendada para o dia 23 no Centro Oceanográfico do Mindelo.

Publicidade

A PN conta no seu plano de segurança com a ajuda do Centro de Busca e Salvamento, das câmaras de videovigilância da Enapor, da Guarda Costeira, do IMP e da Capitania dos Portos de Barlavento. A Polícia vai ainda colocar agentes na ponta de Jôn Ribeiro equipados com binóculos de visão noturna e rádios de comunicação. Estes irão auxiliar na vigilância permanente da área marítima de entrada na baía do Porto Grande, que já foi delimitada pelo IMP entre o Ilhéu dos Pássaros e Jôn Ribeiro. Esta zona fica interdita à presença de embarcações, em particular dos botes de pesca, para evitar colisões com os veleiros da regata, que são potentes e velozes. Segundo Fernandes, os botes são um perigo mais preocupante porque são feitos de madeira e difíceis de serem detectados pelos satélites.

“A PN tem estado a fazer uma campanha de sensibilização com os pescadores em S. Vicente e Santo Antão no sentido de evitarem a faina pesqueira na área de segurança marítima. Apelamos que escolham outro ponto de pesca para evitarmos acidentes”, salienta Fernandes. A via rodoviária de acesso à zona norte do Porto Grande será interdita esta tarde para facilitar a recepção das autoridades e do público que vai estar presente na abertura da Ocean Race Village. É esperada a visita de milhares de visitantes, mas a entrada de pessoas pode ser bloqueada temporariamente se exceder a capacidade do recinto e colocar em risco a segurança dos presentes.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo