Uma operação desencadeada ontem em S. Vicente pela PJ, com apoio da PN, culminou na detenção de seis indivíduos – 4 naturais de Santiago e 2 de S. Vicente – e a apreensão de aproximadamente 500 contos, doses de cocaína e “erva”, armas e munições. A intervenção decorreu no período da noite nas localidades de Lombo Tanque, Bela Vista e Fonte Francês, identificadas como pontos de tráfico de drogas na chamada ilha do Monte Cara.
Das diligências desencadeadas, a PJ indica que, numa casa sita em Lombo Tanque (próxima à escola do ensino básico), foram apreendidas 2 placas (“bolachas”) de cocaína, 200 “pedras” de cocaína, 8 munições 9×19 mm e a quantia de 356 mil escudos. Na sequência, a polícia científica deteve detido um homem de 35 anos, natural da ilha de Santiago. Ainda na localidade de Lombo Tanque, noutra residência localizada em Alto de Casa de Água, foram apreendidas “bolotas” de cannabis, 21 “tacos” de cannabis, 30 “pedras” de cocaína e a quantia de 116.713 escudos. A casa, frisa PJ, estava ocupada por uma menor de 14 anos, enteada do detido de 35 anos referido acima.
Na Bela Vista, mais precisamente na zona denominada Deboxe de Pé d’Mote, identificada pelas investigações como ponto de venda de drogas, as autoridades apoderaram-se de 3 “pedras” de cocaína, uma pequena bolsa de plástico com cocaína em pó e a quantia de 56 mil escudos. Nesta localidade foram presos dois homens, naturais da ilha de Santiago, com idades de 30 e 31 anos, mas que residem em Lombo Tanque.
A operação estendeu-se à zona de Fonte Francês – “Sindicato”, também apontada nas investigações como ponto de venda de estupefacientes. Foram apreendidas 9 “pedras” de cocaína, uma arma de fogo (pistola) e a quantia de 14.500 escudos. A operação realizada neste ponto resultou na detençãotrês homens, um da ilha de Santiago e dois de São Vicente, com idades de 22, 23 e 43 anos.
As investigações da PJ apontam que estes atuavam de forma concertada em atividades ilícitas em S. Vicente, nomeadamente alimentando pontos de venda de drogas, conhecidos como “bocas de fumo”. As diligências realizadas no âmbito desta operação, diz a Judiciária, permitiram a apreensão de “sólidos elementos probatórios”, como quantidades de drogas. Além disso, 6 pessoas foram capturadas e serão apresentadas ao poder judiciário para aplicação de medidas de coação.








