A parede levantada no antigo largo dos Bombeiros, na subida para o novo Parque de Skate, tem por função ajudar a corrigir um desnível nessa estrada. Segundo o vereador Rodrigo Rendall, a ideia da Câmara é regularizar o terreno com um enchimento e construir uma rotunda nessa zona com o objectivo de melhorar a fluidez do trânsito. Uma das prováveis consequências dessa intervenção será o encerramento da circulação numa rua estreita, que é até pouco usada, mas onde há uma outra empresa que precisa fazer carga e descarga de mercadorias. Por isso, salienta o vereador, todos os aspectos serão tidos em conta para não se prejudicar ninguém.
Essa obra é uma das tantas enquadradas no projeto de requalificação do espaço rodoviário e que está a envolver várias artérias da cidade do Mindelo. Intervenções que têm dividido a opinião dos condutores e transeuntes. No entanto, Rodrigo Rendall garante que a CMSV tem recebido críticas positivas. Uma delas em relação à rotunda em construção na zona de Fonte d’Meio.
“Inicialmente as pessoas mostraram-se críticas porque entendiam que essa obra iria perigar ainda mais o trânsito nessa zona, devido a descida que vem de Cruz João d’Évora. Hoje os condutores já começaram a perceber que a presença dessa rotunda tem obrigado os carros a abrandar a marcha porque sabem que vão perder prioridade na rotunda”, argumenta Rodrigo Rendall, enfatizando que o trânsito será ainda mais seguro nessa área, que tem um posto de combustível, quando for construído um quebra-mola nessa descida para obrigar a uma redução da velocidade à entrada da rotunda.
Uma outra intervenção que levantou dúvidas nos condutores tem a ver com a construção de um triângulo na Praça Estrela, na estrada de acesso à zona de Dji d’Sal – aeroporto. Antes, quem vinha para a cidade encontrava um stop, agora essa paragem obrigatória foi substituída por um triângulo, que acabou por ficar dentro da via que passa em frente à sede da Enacol. Segundo Rendall, esse stop era um centro de conflito porque muitas vezes não era respeitado pelos condutores que vinham do aeroporto para a cidade. “Agora foi criada uma delimitação nessa via e, quem vem do aeroporto, não precisa parar, mas pode entrar em segurança na via de circulação, sem entrar em conflito com os carros que circulam na recta em frente à Enacol. Cada viatura segue no seu eixo e a uma velocidade segura”, comenta o vereador responsável pela comunicação da CMSV.
Segundo Rodrigo Rendall, tudo vai ficar mais fácil para os utentes e automobilistas quando terminar a asfaltagem do centro da cidade do Mindelo. Os trabalhos, orçados em 120 mil contos, foram parados devido a pandemia, mas devem ser retomados na próxima semana. Alguns técnicos da empresa responsável por essa empreitada foram para Portugal, mas já começam a regressar à ilha de S. Vicente.