Pâmela Borges é primeira cabo-verdiana entre as 30 vencedoras do prestigiado prémio L’Oréal-Unesco Women in Science Young Talents Sub-Saharan Africa 2023. A jovem engenheira biomédica, que trabalha no Hospital Agostinho Neto, foi uma das cinco pós-doutoradas selecionadas.
Numa curta publicação na sua página no Facebook, Pâmela Borges escreveu: “Sinto-me incrivelmente orgulhosa por ser a primeira cabo-verdiana a receber este prémio. Passo a passo, podemos construir o Cabo Verde e o mundo que desejamos, utilizando a ciência como uma ferramenta para quebrar barreiras, empurrar os limites do conhecimento, promover a inovação e o desenvolvimento.”
Agradeceu ainda a todos que a apoiaram nesta “incrível jornada” e prometeu, juntos, continuar a inspirar e a capacitar a próxima geração de mulheres cientistas cabo-verdianas.
Pâmela Borges é investigadora principal do projecto que culminou com a implementação do Laboratório de Biologia Molecular no Hospital Universitário Agostinho Neto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa dar suporte e promover o diagnóstico do cancro da mama em Cabo Verde.