A ilha do Sal perdeu hoje uma das suas principais atrações turísticas, com a destruição pelo mar e o vento de parte considerável do Pontão de Santa Maria. Vídeos postados no Facebook mostram a estrutura sendo fustigada pelas ondas e a ruir com o impacto do mar.
Várias pessoas lamentaram a situação. Uma delas foi o ex-ministro Gualberto do Rosário, que fez uma publicação com o seguinte teor: “Já se sabia que o cais de Santa Maria não resistiria à primeira investida do mar. Temos que aprender engenharia com os antigos. E nunca ignorar a natureza!”
Em resposta ao comentário de um amigo, que considerou a ocorrência como resultado da força da natureza, o empresário relembrou que o pontão é uma construção secular que nunca cedeu sequer a ciclones tropicais que, diz, de tempos em tempos atingem C. Verde e de forma dura a ilha do Sal. “O problema actual resulta da reconstrução recente, que não deixou espaços entre as tábuas. Óbvio que, não havendo espaço para a libertação da energia das ondas, que, em contextos como atual, ultrapassam a altura da ponte, algo tinha que ceder”, reforçou Gualberto do Rosário, para quem não se pode culpar a natureza, mas sim respeitá-la.
Abordado pelo Mindelinsite, o empresário Patone Lobo afirmou à nossa reportagem que o cais está neste momento praticamente destruído. Adiantou que por volta das 14 horas ainda vagas enormes estavam embatendo com força nas vigas, mas que o vento tinha diminuído de intensidade.
Perguntado sobre o motivo que levou a ponte a ceder, respondeu taxativamente que isso ocorreu porque a obra, que sofreu novas intervenções há pouco tempo, foi mal feita. Refere que pilares em ferro então colocados começaram a cair quando ainda estavam a renovar o cais. A seu ver, agora será preciso reelaborar o projecto e refazer essa infraestrutura de forma verdaderiramente resistente. Este salense relembra que o cais foi construído com estacas em madeira no tempo colonial para servir de porto.
Dezenas de curiosos foram testemunhar o histórico momento, alguns postaram vídeos e fotografias que mostram o estado da ponte e como o mar acabou por alagar parte considerável da paradisíaca praia de Santa Maria. A RCV chegou a noticiar que 4 botes que estavam fundeados na baía foram levados para o mar algo pelo vento.
Dados publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica indicam que as ilhas do Sal e da Boa Vista apresentarão hoje e amanhã céu nublado ou muito nublado, com ocorrência de chuva de intensidade variada no período da tarde/noite, com possibilidade de ocorrências de trovoadas ocasionais. A visibilidade será boa (igual ou superior a 10 km), passando a moderada ou má (igual ou inferior a 5.000m) durante a precipitação.
O vento irá soprar no sentido ESE/SE fresco (29 – 38 km/h), temporariamente muito fresco (39 – 49 km/h) com rajadas à tarde, passando a moderado (19 – 28 km/h) ao longo da madrugada. O mar poderá apresentar ondas no sentido E/ENE com 2.0 – 4.0 metros de altura, 3.0 – 5.5 metros em sectores à tarde/início da noite, diminuindo, localmente 1.5 – 2.5 metros em zonas costeiras a sudoeste/oeste.