A Organização das Mulheres de Cabo Verde decidiu beneficiar 50 mulheres em Santo Antão, São Vicente e São Nicolau com o resultado da campanha “Todos pelo sorriso delas”, realizada em Março por colaboradoras nacionais da empresa Enacol, entregues na instituição. Os produtos foram organizados em 50 kits de beleza e moda, com roupas, sapatos, bijuterias, produtos de higiene e cosméticos.
“Recebemos das colaboradoras da Enacol um donativo formado por 155 itens, dentre os quais roupas, materiais de higiene pessoais, acessórios diversos, cosméticos e já trabalhamos na constituição dos kits. Neste momento temos definido 4 itens para cada kit, distribuídos por faixas etárias e já chegamos a 42 kits; a previsão é atingir cinquenta”, considerou a delegada da OMCV Fátima Balbina, em entrevista ao Mindel Insite.
Já que os colaboradores da empresa de combustíveis são de diferentes ilhas, a ideia foi também fazer os apoios chegar a mulheres residentes em diversas partes do arquipélago. “Quando nos entregaram os donativos, fizeram questão de nos pedir que a distribuição não contemplasse apenas São Vicente, mas para abranger outras ilhas. Assim queremos apoiar com 20 kits em São Vicente, 20 para a ilha de Santo Antão, para os três concelhos e 10 para a ilha de São Nicolau. Na próxima semana terá início a distribuição.”
As delegações e pontos focais da OMCV nas ilhas e concelhos irão receber e distribuir os kits às mulheres mais carentes, já que a campanha foi projetada para levar sorriso àquelas que mais necessitam, por isso os itens são próprios para mulheres.
Uma campanha feita das iniciativas das colaboradoras da Enacol Indira Leite e Josina Gomes, que conseguiram mobilizar no mês da mulher as colegas do país em prol desta causa social, tendo depois encaminhado à OMCV o produto desta campanha denominada de “todos pelo sorriso delas”.
“Fizeram a recolha, em que participaram colaboradores de todas as ilhas de Cabo Verde, no sentido de beneficiar uma organização. Após a recolha, decidiram beneficiar a OMCV, o que nos deixou muito honradas”, admite Balbina. De acordo com esta fonte, a parceria de anos que uniu as duas organizações, tendo em conta conceitos sociais, está a ser retomada.
“A OMCV tem uma parceria com a Enacol há alguns anos e sempre que solicitamos algum serviço mostram-se disponíveis, como doação de gás”, explica a delegada da OMCV, que vislumbra uma retoma mais frutífera da parceria.
“É uma empresa com uma grande sensibilidade social e sempre que chegamos até eles, nos respondem de forma positiva, o que nos deixa imensamente gratos”, acrescenta.
Por ser uma parceria, a OMCV decidiu também incrementar ainda mais os kits, com o acréscimo de mais itens, de forma a totalizar os 50 kits diferenciados.
“Decidimos envolver também em querer adicionar mais itens para constituir maior qualidade de kits, assim entramos com kits de pensos reutilizáveis, peças de vestuário e materiais de higiene, com donativos que recebemos de outros parceiros”.
A OMCV desta forma desafia outras empresas e organizações a se inspirarem nestas iniciativas e a replicarem as mesmas de modo a fazer a diferença na vida de quem mais precisa.
Sidneia Newton