A delegação em São Vicente da Organização das Mulheres de Cabo Verde abriu inscrições até ao dia 12 deste mês para formação em costura criativa, direcionada a costureiras. Esta iniciativa tem como propósito dar às profissionais desta área novas bagagens para novas saídas no mercado e promover o empreendedorismo e o autoemprego.
Publicidade
“Na costura criativa elas irão aprender a fazer, com mais sofisticação, estojos, bolsas, pensos reutilizáveis e outros acessórios e por isso direcionamos a formação a costureiras, pois elas já possuem domínio da máquina de costura. É uma forma de permitir que evoluam de apenas corte e costura, de iniciação, para outros patamares”, sublinha a delegada da instituição, Fátima Balbina Lima.
De acordo com esta responsável, há muita procura por esta formação de costura criativa e este foi o motivo para a qual as inscrições foram abertas.
A costura criativa vem dar continuidade às atividades formativas da instituição, que este ano tem em agenda outros cursos que deverão começar em breve, pelo aumento da procura. É o caso de manicure e pedicure, cujas vagas já estão preenchidas e de Cozinha e Restauração, que já tem muitos candidatos a compor as turmas. De ressaltar que houve um aumento da procura desde que a OMCV começou a fazer triagem de candidatos para trabalho em Portugal e na Espanha.
“Brevemente iremos abrir matrículas para novos cursos que irão começar em novembro, de cozinha e restauração, atendimento de mesa e bar, corte e costura e de reciclagem”, garante a delegada.
A formação em costura criativa terá início no dia 17 deste mês e tem a duração de 50 horas. As inscrições decorrem até ao dia 12 de Outubro e as vagas são limitadas.