A Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente decidiu associar-se à moda do Volunturismo e abriu um ciclo de formações durante os meses de Setembro e Outubro, aproveitando a presença de turistas de vários países. Com a ajuda de voluntários de diferentes lugares do mundo, a organização oferece diferentes tipos de cursos, desde educação financeira, sensibilização para a educação ambiental e empreendedorismo e ainda alguns workshops que irão percorrer jardins infantis e escolas.
“Estamos a atravessar um ciclo muito especial na OMCV, com várias pessoas a procurarem esta instituição para colaborarem connosco”, afirma Fatima Balbina, delegada desta instituição em São Vicente. Esta gestora acrescenta que fizeram um programa com o Volunturismo, que inclui formações diversas e que irá culminar com uma campanha de preservação do ambiente no final da semana, em parceria com a Biosfera e o Volunturismo.
Neste momento está em curso uma formação sobre Educação Financeira, na qual serão apresentadas algumas ferramentas para quem precisa gerir o dinheiro e e os próprios negócios. Por outro lado, está prevista a chegada a S. Vicente de um casal de médicos em Outubro, que irá colaborar com a OMCV na área da saúde.
No mês em curso, haverá novos voluntários com especialidade nas áreas do empreendedorismo e informática o que dará espaço a novas formações, como explica Balbina. “O engenheiro informático irá ajudar-nos a trabalhar a nossa base de dados e a de uma escola e ainda ministrar uma formação de informática.” Ao mesmo tempo, haverá um projeto de consultas e despistagem na pediatria e nas escolas e jardins. A OMCV está em fase de firmar parcerias com estas instituições ligadas a crianças.
O projeto Volunturismo em São Vicente aproveita a presença do turista para fornecer recursos humanos, muitas vezes especializados, a organizações locais. “São pessoas que chegam para passar férias, mas que disponibilizam horas do seu tempo livre para causas sociais”, expõe a nossa entrevistada, que se sente privilegiada com a parceria.
A responsável pela delegação da OMCV lança um desafio aos jovens de S. Vicente para se inscreverem na instituição como formadores voluntários ou então para participarem nas formações, que são na sua maioria gratuitas. Esta adianta que, em conjunto com outras organizações ambientalistas, a OMCV pretende fazer uma campanha de plantação de árvores, como forma de embelezar as ruas e preservar o ambiente. Considera este um projeto mais envolvente e motivador.
O projeto de volunturismo em São Vicente surge como uma componente de responsabilidade social, com vista a melhorar as condições de vida das comunidades locais, de uma forma estruturada e sustentável. Usam como recursos humanos turistas que visitam a ilha e que pretendem dedicar um pouco do seu tempo a causas sociais. Por outro lado, oferecem uma experiência única às pessoas que pretendam abraçar a causa, sem que isto constitua um encargo financeiro muito elevado.
Sidneia Newton (Estagiária)