Os passageiros da ilha de São Nicolau que deveriam viajar esta quarta-feira para São Vicente estiveram mais de mais de 10 horas “abandonados” no Porto do Tarrafal – das 8h às 18h 37 minutos -, sem explicação. Foi só depois que começaram a inundar as redes sociais com publicações, que geraram criticas e comentários acutilantes, que a concessionária CV Interilhas resolveu emitir um comunicado admitindo que o navio sofreu uma “avaria grave.”
Foram várias as publicações a questionar a sorte e o tratamento dado aos passageiros de São Nicolau, pessoas com viagem marcada sem destino à vista. “A indignação é tanta que às vezes nem palavras temos para expressar. A avaria até se compreende, mas a forma de tratar as pessoas e de se colocar no lugar delas é que sempre foram e continuam sendo inadmissíveis”, desabafava um utente a repetir que a ilha é uma vez mais prejudicada e com ela o seu humilde povo.
No comunicado, a CV Interilhas limita-se a informar os seus clientes sobre a inoperacionalidade temporária do navio Dona Tututa devido a uma avaria grave no sistema de governo e manobra, comprometendo a sua capacidade de navegação segura. “Dada a urgência em resolver esta situação, a CV Interilhas está a tomar todas as medidas necessárias para minimizar os inconvenientes causados aos nossos clientes e garantir a continuidade dos serviços”, diz.
Ainda sobre o Dona Tututa, de acordo com a concessionária, ela se encontrava em preparação para ser rebocado até a ilha de São Vicente, onde será sujeito a uma reparação visando a rápida recuperação e total disponibilidade operacional. “Entendemos que esta situação pode impactar o transporte de passageiros e carga. Como parte dos nossos esforços para mitigar este impacto, a CV Interilhas alterou o modelo operacional, realocando o navio Kriola para realizar as viagens São Nicolau/São Vicente e São Vicente/São Nicolau, programadas para os dias 24 e 26 de janeiro”, destaca.
Estas alterações, prossegue, terão repercussões na programação das viagens Santiago/Fogo/Brava e Brava/Fogo/Santiago do dia 25 de janeiro. Os passageiros afetados serão realocados para a viagem Santiago/Fogo do dia 25 de janeiro às 2h00 no navio Interilhas. “A equipa da CV Interilhas está totalmente empenhada em resolver a avaria no navio Dona Tututa num prazo máximo de 48 horas, com a expectativa de retomar a normalidade das operações no domingo”, acrescenta. A empresa termina agradecendo a compreensão de todos e pede aos passageiros que queiram mais informações para entrarem em contacto através do Call Center da CV Interilhas, ou através das suas redes sociais.
Já os passageiros da ilha de S. Nicolau receberam mensagens dísparas, sendo que na primeira a concessionária informa que a sua viagem foi atualizada do dia 24 para o dia 25 às 3 horas pelo que deveriam comparecer no Porto de Tarrafal à 1 hora. Na segunda mensagem, a empresa refere que a viagem será às 12 horas desta quinta-feira, pelo que devem estar às 10 no porto.