O Ministério Público ordenou detenção, fora de flagrante, de 14 indivíduos indiciados da prática do crimes de Violência Baseada no Género (VBG). São todos cabo-verdianos, com idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos, e vão ter de se apresentar às autoridades periodicamente e estão proibidas de contactar as vítimas.
De acordo com um comunicado de imprensa, o arguido de 66 anos foi indiciado da prática de um crime de VBG – agravado foi aplicado a medida de apresentação periódica às autoridades. O mesmo crime foi imputado ao individuo de 53 anos, que está proibido de permanecer na casa de morada de família e terá de apresentar às autoridades.
Medida de coação similar foi aplicado a um outro arguido de 53 anos, ou seja, proibição de permanência na casa de morada de família e apresentação periódica às autoridades. “Ao arguido de 50 anos, indiciado da prática de um crime de VBG – agravado, foram aplicadas as medidas de apresentação periódica e proibição de aproximação e contacto com a vítima”, lê-se no comunicado de imprensa emitido pela Procuradoria-Geral da República.
Aos arguidos de 48, 44 e 39 anos, foram aplicadas as medidas de coação de apresentação periódica às autoridades, enquanto que ao de 40 anos, aos dois de 34, um de 30 e outros de 29 anos foram acrescentados proibição aproximação e contacto com as vítimas. “Aos arguidos de 26 e 22 anos, ambos indiciados da prática de um crime de VBG – agravado, foram aplicadas as medidas de apresentação periódica às autoridades e proibição de aproximação e contacto as vítimas”, acrescenta a referida nota.
Os processo, que continuam em investigação, permanecem em segredo de justiça, conclui a PGR.