A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde informa, num curto comunicado divulgado na sua página, que faleceu no sábado o jornalista Franklin Palma, um dos sócios fundadores e membro da primeira direcção da AJOC e antigo presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB). O funeral, informa, deverá acontecer na próxima terça-feira.
“Com profunda tristeza, a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde lamenta informar o falecimento ocorrido este sábado do estimado jornalista Franklin Palma, um dos sócios fundadores e membro da primeira direcção da AJOC. Neste momento de luto, desejamos expressar nossas mais sinceras condolências à família, aos colegas de profissão e a todos aqueles que compartilharam uma ligação próxima com o saudoso Franklin Palma”, refere.
Diz ainda esta agremiação sindical dos jornalistas que, “é com pesar que reconhecemos o significativo legado deixado por Franklin Palma, que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da imprensa escrita em Cabo Verde. Seu compromisso e dedicação foram pilares fundamentais para o avanço do jornalismo no nosso país”, realçando que o seu legado será lembrado e apreciado por todos.
Franklin Palma pertenceu ainda ao Comité Olímpico Cabo-verdiano e presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, sucedendo Nildo Brazão, segundo Gil Évora, que aproveitou para expressar os “sinceros pêsames à família. Assim como este dirigente desportivo e gestor, vários jornalistas e amigos manifestaram tristeza e prestaram condolências ao “guardião” da Agência de Notícias de Cabo Verde.
O jornalista tem ainda o seu nome ligado a criação do emblemático “Voz di Povo”.