Pub.
Social
Tendência

Morreu António Caldeira Marques, o advogado “sem medo” e autor da morna Ponta do Sol 

Pub.

Morreu na noite de ontem, no Hospital Batista de Sousa em São Vicente,  aos 87 anos, António Caldeira Marques, vítima de doença. Considerado um grande democrata, Caldeira Marques era denominado também o advogado sem medo devido a sua luta contra a reforma agraria em Cabo Verde. É autor da morna “Ponta do Sol.” 

Ao Mindelinsite, a filha, Eva Caldeira Marques explicou que nos últimos tempos o Caldeira Marques vinha apresentando alguma debilidade, mas ainda agradava-lhe seus passeios diários na cadeira de roda. Há três dias foi diagnosticado com pneumonia, que o levou a morte. “Era uma pessoa dinâmica, que diariamente fazia questão de dar o seu passeio na Praça Nova.”

Publicidade

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam a perda deste homem, que apelidam de um grande democrata, advogado e homem sem medo. É o caso de Carlos Spínola, que cita uma mantra de Caldeira Marques: “Não temos medo da justiça, mas sim da injustiça”, que foi transformado em um livrete onde documenta os excessos da actuação e julgamento dos então presos da reforma agrária.

Já o amigo Dinis da Graça lembra que Caldeira Marques já tinha tido um importante papel na libertação dos presos políticos de 1966/67, muitos deles gentes da elite de São Vicente e da Praia, o que lhe pôs em guerra aberta com o regime de então. “Seu último livro intitulado ‘ Os basofos’, documenta todo o historial da sua contribuição para o sistema judicial cabo-verdiano e os embates com muitas das figuras que hoje são os campeões da abertura política e da democracia em Cabo Verde“, reforça.

Publicidade

Eva Marques acredita que esta admiração e reconhecimento dos amigos deve-se ao facto do pai ter sido juiz do Supremo Tribunal da Justiça. “Por altura da reforma agrária, foi contra o encarceramento das pessoas em Santo Antão, pediu demissão e saiu do país. Viveu durante muitos anos em Portugal, onde trabalhou a questão dos direitos humanos, denunciando a reforma agraria. Esteve inclusive na sede das Nações Unidas para formalizar a queixa. E nunca deixou transparecer qualquer receio”, conta. 

Antes de emigrar, assumiu a defesa dos revoltosos do tempo do partido único. Também em Portugal, exerceu a profissão de advogado, tendo defendido muitos cabo-verdianos. Para além disso, é autor da conhecida morna Ponta do Sol, uma homenagem ao eterno berço onde nasceu a 20 de janeiro de 1935.

Publicidade

António Caldeira Marques deixa dois filhos e três netos. Á família enlutada, amigos e conhecidos, o Mindelinsite endereça as mais sentidas condolências. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo