Pub.
Social
Tendência

Morador acusado de aterrorizar vizinhos na Ribeirinha Zona X

Pub.

Um morador da Ribeirinha, Zona X, está a ser acusado pelos vizinhos de aterrorizar toda a população desta localidade. Para além de agressões físicas e ameaças com arma branca e de fogo – dizem que inclusive já efetuou disparos para o ar -, afirma que ele já destruiu pelo menos duas viaturas de moradores. A polícia foi accionada e o individuo chegou a ser detido por duas vezes e presente ao tribunal, sendo posteriormente em ambos solto por um juiz.

Não obstante o medo de serem atacados, alguns moradores decidiram que não podem continuar a sofrer sem nada fazer. Relatam que, quase que todos os dias, há escaramuças na zona, provocados por um individuo, que já é conhecido das autoridades. “Já tivemos janelas de casas e viaturas quebradas, inclusive com os carros em movimento e com crianças no seu interior. Muitos moradores que têm queixas, mas têm receio de se tornarem alvos de mais vandalismo”, desabafa um morador. 

Publicidade

Todo este sofrimento começou, de acordo com as nossas fontes, após uma briga entre um grupo de jovens da zona e outro de fora do bairro. Na altura, dizem, os jovens de fora estava na Zona X para participar de uma festa de aniversário na casa do individuo em causa. “Os dois grupos envolveram em escaramuça à frente da casa de um morador, que os chamou a atenção. Foi então que o individuo entrou em conflito com esta família. Desde então, não temos mais sossego.”

É que, contam, outras pessoas foram envolvidas desta então começaram as ameaças, agora com recurso a arma branca e de fogo, e a depredação de bens. “A policia já foi accionada e foram apresentadas muitas queixas. O mais caricato é que, a policia já esteve aqui e pediu aos jovens para resolveram entre si. Mas, quase todos às noites começam as brigas e vandalismo. Chegaram ao cúmulo de, na terça-feira, mesmo durante o dia, efetuarem disparos com arma de fogo.”

Publicidade

Um dos moradores denuncia ainda que, neste mesmo dia, o morador atacou com pedras uma viatura de onde estavam alguns familiares, inclusive um bebé de três meses com pedras. “As pessoas ficaram traumatizadas por causa do ataque. O carro tinha crianças e pessoas idosas que não tinham nada a ver com os problemas dos jovens. Todas estas brigas são incentivadas e provocadas por um único individuo. Mas, outras pessoas da mesma família começam a seguir-lhe os passos”, desabafam.

De acordo com estes moradores, esta semana a policia foi novamente acionada porque o individuo estava a rondar algumas casas. Deslocou-se à zona, mas o individuo foi refugiar-se no terraço da sua casa e ficou a fazer jogos de luz com uma lanterna para a policia. Esta respondia igualmente com luzes. 

Publicidade

Confrontada, a Policia Nacional disse desconhecer se foi realizada qualquer acção na Zona X nos últimos dias. Já a Polícia Judiciária admite que chegou ao conhecimento da instituição algumas situações que vinham acontecendo na localidade e foi feita uma intervenção conjunta com a PN. 

Mais: foi detido um dos principais responsáveis por perturbar os moradores e efectuado buscas na sua residência. O caso foi parar no Tribunal, mas o individuo ficou solto. No dia seguinte, este voltou a provocar escaramuças e foi novamente detido, tendo sido igualmente solto pela justiça.  

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo