O ministro Paulo Rocha afirmou hoje que a chuva não estava prevista para cair nesta madrugada em S. Vicente e tão pouco com tamanha intensidade. A informação disponível, disse em declarações à TCV, era que a precipitação deveria ocorrer hoje de manhã ou à tarde. “Foi uma chuva torrencial tão forte que eu nunca esperaria que pudesse acontecer desta forma na ilha de S. Vicente”, admitiu o responsável pela pasta da Administração Interna, que se encontra na cidade do Mindelo.
A chuva parou neste momento, mas, segundo Rocha, não está ainda claro se vai haver mais tempestade. Adianta que o próprio Instituto de Meteorologia e Geofísica enfrenta dificuldades porque o tempo está instável devido as alterações climáticas.
Conforme o INMG, a instabilidade atmosférica foi provocada por um sistema de baixa pressão, que passou sobre as ilhas de São Nicolau, São Vicente e Santo Antão, ganhou intensidade e transformou-se num centro de baixa pressão.
Entretanto, o temporal apanhou a maior parte da população mindelense desprevenida. Por este motivo, nas redes sociais há quem critique o INMG por não ter emitido um alerta. Aliás, quem procurou a página do Facebook do Instituto nas primeiras horas de hoje encontrou apenas as previsões até ao dia 8 de agosto. Há pouco mais de uma hora, entretanto, foi disponibilizada informação referente ao dia de hoje, 11 de agosto, e que aponta para possibilidade de continuação de ocorrência de chuva com intensidade variável, acompanhada de trovoada, afectando as zonas costeiras Sul das ilhas de Sotavento e da Boa Vista.
O alerta, conforme o INMG, não foi acionado porque parecia se tratar de um sistema pacifico, sem vento intenso e categoria para uma depressão tropical. “Realmente, a instituição emitiu a previsão sobre ocorrência de chuva e trovoada, mas, como o sistema não se mostrava intenso, não se emitiu o alerta. No entanto, são sistemas que ainda são difíceis de prever a intensificação e a quantidade de chuva porque são determinados através de radares e nós usamos imagem de satélite que nos ajuda na previsão”, justifica Ester Brito. Esta fonte acrescenta que o sistema atmosférico acabou por se estabilizar sobre S. Vicente durante cerca de 4 horas, com chuva de intensidade entre moderada e forte, tendo caído cerca de 200 milímetros de pluviosidade.
Além de S. Vicente, as ilhas de Santo Antão e S. Nicolau foram também afectadas pela chuva, mas com maior intensidade no município do Porto Novo. Nestas duas outras ilhas houve apenas estragos, sem perda de vidas humanas. Já foram acionados os trabalhos