O Ministério da Educação, através do Programa de Apoio à Reforma Prioritária da Educação (PAREP-CV), realiza até o final do mês, em São Vicente, o mapeamento de crianças e adolescentes dos 03 aos 18 anos que se encontram fora do sistema educativo. O objetivo desta recolha de dados é dar respostas a cada um dos casos identificados no terreno.
Segundo uma notícia da Rádio e Tecnologias de Educação (RTE) este inquérito da PAREP-CV acontece à nível nacional por iniciativa da tutela. Em São Vicente, diz, decorre durante todo mês de novembro envolvendo 14 elementos que percorrem todas as zonas, de porta em porta, à procura de crianças e adolescentes que por alguma razão se encontram fora do sistema de ensino.
Na zona de Ribeirinha, Jeremias Fernandes, coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), em Mindelo, adiantou à Rádio Educativa os detalhes desta recolha de dados no terreno. “Após mais de uma semana de inquérito aos pais e encarregados das crianças e jovens fora do sistema educativo, este responsável acredita que o trabalho se encontra a bom ritmo e faz fé que a equipa conseguirá chegar junto dessas famílias e perceber os motivos que estão por detrás”, refere.
Fernandes revelou que até o momento registou uma predominância maior de crianças fora do ensino pré-escolar contrariamente ao ensino básico obrigatório.
O Programa de Apoio à Reforma Prioritária da Educação é uma iniciativa do Governo voltada para a melhoria da qualidade e do acesso à educação infantil. É financiado e apoiado pela Parceria Global pela Educação (GPE), uma organização internacional que tem desempenhado um papel fundamental na transformação dos sistemas educativos em países de baixa e média renda.







