Já está a salvo o barco de pesca arrastado pelas correntes e que encalhou na madrugada de hoje na praia da Galé, em São Vicente. Tratou-se do navio de pesca Orca I e foi resgatado a meio da manhã pelo Mar Liso, que acrescenta assim mais uma actividade ao seu vasto currículo enquanto embarcação com mais de 40 anos de cabotagem em Cabo Verde.
Ao que conseguimos apurar, o barco de pesca, de nome Orca I, encalhou por volta das 3 horas da madrugada. No inicio da manhã, o armador terá accionado o navio Mar Liso, que aceitou ajudar no resgate, concretizado com êxito passava alguns minutos das 10 horas da manhã deste domingo.
Contactado, o Centro de Busca e Salvamento da Guarda Costeira (JRCC) explica que, apesar de ter detectado o navio, não foi contactado, pelo que pressupõe que o resgate foi da responsabilidade do proprietário. Também está a leste dos acontecimentos a Capitania dos Portos de Barlavento. O Capitão dos Portos de Barlavento, Aguinaldo Silva, está ausente da ilha de São Vicente. Já o seu substituto, Armindo Graça diz que, quando deslocou-se ao local, o Orca I já tinha sido retirado da praia.
“Pelas informações recolhidas, mas ainda não oficiais, o navio encalhou por volta das 3 horas. Quando fui esta manhã ao local, por volta das 11 horas, já não havia qualquer barco na praia da Galé. Por isso, não posso dizer, por agora, o que terá acontecido”, refere este responsável, que limita a informar que o barco de pesca está fora de perigo e foi levado para o cais da Onave.