Pub.
Social
Tendência

Mais de 120 participantes esperados na conferência internacional “Alterações climáticas e educação ambiental” organizada pela ULCV

Pub.

Mais de 120 participantes são esperados na conferência internacional “Alterações climáticas e educação ambiental” organizada pela Universidade Lusófona de Cabo Verde, com a colaboração do Centro Universitário de Cooperação Internacional, da Universidade de Parma. Concebido em formato presencial e online, o evento, que decorre nos dias 24 e 25 de abril em S. Vicente, tem na grelha a apresentação e debate sobre 11 grandes temas, todos relacionados com o fenômeno global das mudanças climáticas. Haverá, entretanto, um foco particular sobre Cabo Verde, país fustigado por grandes secas. Como enfatiza Elisa da Silva, Pró-reitora da ULCV e presidente da comissão organizadora, os participantes deverão concentrar-se mais nos problemas ambientais que afectam o arquipélago e estabelecer uma ponte com o quadro global.

Reforça a administradora da ULCV, Filomena Martins, que o obectivo é estabelecer um diálogo entre a ciência, as políticas públicas e os saberes locais, de modo a que educação ambiental seja cada vez mais vista como um instrumento estratégico sobre as mudanças climáticas e a sustentabilidade ambiental. “Se repararam, há 4 chavões no nosso subtema: respostas, desafios, saberes locais e oportunidades. A nossa tónica será nos saberes locais. Pretendemos valorizar os conhecimentos locais e as práticas sustentáveis, de modo a que saibamos exactamente o que estamos a fazer em Cabo Verde nesta área. Enfim, partir do global para o local”, salienta Filomena Martins. Enfatiza que é preciso gerar ações que vão ao encontro das políticas públicas existentes, mas que produzam efeitos a médio e longo prazo em Cabo Verde.

Publicidade

A conferencia – que contará com oradores italianos, portugueses, cabo-verdianos e alemães – deverá, nesta perpectiva, expor narrativas diferentes sobre a crise ambiental e as formas de resiliência planetária. Em suma, possibilitar o debate entre especialistas, instituições, activistas e a sociedade civil.

Os tópicos elencados comportam temas como “Dimensão cultural as alterações climáticas”, “Sustentabilidade ambiental, social e económica”, “Educação ambiental interdisciplinar e colaborativa”, “Agricultura sustentável”, “Cooperação internacional”, “Turismo sustentável”, “Políticas públicas”…

Publicidade

A conferência vai introduzir um ponto considerado inovador, intitulado “Eco-ansiedade, emoções climáticas e tecnologia imersiva nos contextos educativos”. Especifica a nota conceptual que o mesmo será abordado através da apresentação de artigos teóricos, empíricos ou aplicados, que abordam os desafios e oportunidades das novas tecnologias, entre as quais as tecnologias imersiva, sobre a eco-ansiedade e outras respostas emocionais às mudanças climáticas em ambientes educacionais.

O evento, que será aberta pelo Presidente José Maria Neves no dia 24, decorre na Universidade Lusófona de Cabo Verde em S. Vicente, é destinada a instituições, associações a sociedade civil, organizações governamentais, estudantes, empresários. Estão previstas visitas de campo para se conhecer as boas práticas implementadas em Cabo Verde, mais precisamente na chamada ilha do Monte Cara.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo