Escolha do EditorSocial

Jornal italiano publica artigo “alarmante” sobre pandemia e fome em SV

O jornal italiano Forlì Today publicou no passado dia 18 de fevereiro uma reportagem sobre a situação de pandemia da Covid-19 e de fome em Cabo Verde, sobretudo na ilha de São Vicente. De acordo com a jornalista Maria de Lourdes Jesus, que fez uma tradução linear do artigo para divulgação no Mindelinsite, a reportagem é alarmante, pois enfatiza que tudo serve para matar a fome dos mais pobres.

O artigo centra a sua fonte no padre Paulo Borges Vaz, que, segundo ele, há famílias que bebem chá à noite para enganar o estômago antes de irem deitar. “Aumentaram os conflitos familiares e também a violência doméstica, para além do roubo e outras formas de delinquência”, acrescenta esse sacerto em declaração a essa publicação. Padre Vaz que foi quem, aliás, lançou um apelo a favor dos pobres da sua paróquia, que, segundo ele, vivem uma situação cada vez mais dramática. 

O sacerdote agradece a associação Amigos do Padre Paulo que, afirma, há muitos meses tem demonstrado interesse e solidariedade e explica: “A pandemia ainda causa contágios e está a propagar-se sobretudo nas ilhas do Sal, Santiago e São Vicente, onde sou pároco de uma paróquia de milhares de habitantes na capital Mindelo. Mas a fome não é menos dramática. A condição das famílias numerosas é particularmente dolorosaInfelizmente, a retoma do turismo ainda está muito longe e, portanto, o emprego está reduzido a uma pequena parte da população”.


“A Caritas paroquial e o serviço voluntário (apoiado pelos escuteiros) tentam distribuir aos mais necessitados os alimentos que conseguimos obter, comprando graças à vossa ajuda. Mas, garanto-vos que são várias as famílias que devem limitar-se a tomar chá à noite para enganar o estômago antes de ir descansar – continua Borges.

Com isso, diz, aumentam os conflitos familiares e até a violência doméstica, assim como os roubos e outras formas de delinquência. A falta de perspectiva e o medo do amanhã, segundo esse clérico, também dificultam a solidariedade de quem tem algo mais do que outros. No entanto, prossegue, com empenho tem conseguido envolver a comunidade. “Durante a missa dominical, essas pessoas carentes encontram na igreja, além de um prato quente, bens de primeira necessidade. Mas o custo aumentou. Nós, como sacerdotes, limitamos tudo o que consumimos. Este comportamento reforça a nossa credibilidade e a fé cristã que tentamos testemunhar.”

Para apoiar a acção de solidariedade da referida associação, o jornal divulga o nome e o número de uma conta bancária – Banca Intesa San Paolo em nome dos AMIGOS do Padre Paulo e de Cabo Verde – OdV. IBAN. IT55 T030 6909 6061 0000 0179 781

Clique no link a seguir para ler a notícia.

https://www.forlitoday.it/cronaca/capo-verde-chiama-forli-pandemia-la-situazione-e-drammatica-c-e-grida-per-la-fame.html

Foto: jornal Forli Today

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo