Pub.
Social
Tendência

Incêndio atinge estaleiro do Cruzeiros do Norte: “Suspeita de fogo posto”, diz Jailson Juff

Pub.

Um incêndio deflagrou por volta das 18 horas no estaleiro do Cruzeiros do Norte, na cidade do Mindelo e, segundo Jailson Juff, presidente do grupo carnavalesco, há fortes suspeitas de fogo posto. “Ainda não temos certezas, mas desconfiamos de fogo posto. Conforme informação de estudantes da Escola Técnica, que pertencem à nossa batucada, viram um rapaz saindo a correr deste espaço e logo de seguida viram o incêndio”, revela o dirigente em entrevista ao Mindelinsite.

Juff garantiu à nossa reportagem que vai apresentar queixa à Polícia Judiciária e diz ter a esperança de as câmaras de videovigilância terem captado imagens do suposto incendiário para poderem tirar esse incidente a limpo.

Publicidade

Tudo indica que o fogo surgiu num contentor de esferovite e atingiu depois mais duas alegorias. No momento da entrevista, Jailson Juff ainda não tinha recebido autorização dos bombeiros para entrar no recinto porque ainda estavam a fazer o rescaldo do fogo. No entanto tinha a certeza absoluta de que o contentor de esferovite foi atingido pela chama.

“O contentor estava repleto de esferovite, que é um material inflamável. Por isso é muito provável que tenha sido totalmente destruído”, prognostica. Questionado como seria possível tocar fogo num contentor, explicou que a estrutura metálica não tinha fundo. Logo alguém poderia colocar chama pela parte inferior.

Publicidade

Partindo deste pressuposto, Juff diz que será um enorme prejuízo para o Cruzeiros do Norte porque esse material é difícil de ser encontrado no mercado e é hoje muito usado na confeção dos carros alegóricos. Essa quantidade, adianta, foi conseguido após o término dos trabalhos no Terminal de Cruzeiros do Porto Grande e era a garantia do grupo para construir os andores projectados para o desfile de 2026. “Vamos agora fazer uma avaliação dos danos e ver como resolver o problema”, diz o responsável do CN.

O incêndio acontece numa altura em que o grupo estava a retirar lixo do espaço para iniciar a construção dos andores para o carnaval. A previsão do grupo era arrancar com os trabalhos no estaleiro na próxima semana.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo