Pub.
Social
Tendência

Ilha de S. Vicente já tem 41 casos de Dengue confirmados, indica Ministério da Saúde

Pub.

A ilha de S. Vicente está a registar um aumento de casos de dengue e já tem neste momento 41 infectados confirmados. O boletim epidemiológico de ontem revela que houve cinco suspeitas e todas as análises deram resultado positivo. Os dados indicam que a ilha tem 44 suspeitos e 41 doentes com o vírus da dengue. Entretanto, ninguém está hospitalizado e não foi registado nenhum óbito até agora.

A nível nacional, o Ministério da Saúde revela que ontem confirmaram 268 novos casos em 490 suspeitas e há neste momento 3 pessoas internadas, todas na Cidade da Praia. A Capital continua a ser o ponto com mais proliferação dos mosquitos causadores da doença, com 6.167 positivos. Isto quando, em todo o país, já foram identificados 8.420 infectados e há 12.910 casos suspeitos. Nos 9 municípios de Santiago há um total de 7.017 pessoas afectadas pela dengue, na sua maioria em Santa Cruz, com 314, depois da Praia.

Publicidade

Fogo permanece como a segunda ilha com maior incidência, com 555 em S. Filipe, 481 nos Mosteiros e 27 em Santa Catarina. As ilhas que suscitam menos preocupação são S. Nicolau (1 caso na Ribeira Brava), Santo Antão (2 em Porto Novo e 5 na Ribeira Grande) e Sal (5).

Dengue é uma doença aguda infeciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti. Os sintomas mais frequentes são febre, dores de cabeça, dores no corpo e atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos. Conforme o Ministério da Saúde, ao sentir um dos sintomas referidos, o utente deve procurar atendimento médico para receber as orientações específicas.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo