A presidente do ICIEG encerra hoje à tarde, na Cidade do Porto Novo, uma formação iniciada no dia 29 de fevereiro, cuja meta é promover a participação das mulheres nos processos políticos democráticos em Cabo Verde. Financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), o projecto visa capacitar em particular mulheres candidatas e eleitas nas disputas políticas autárquicas.
Enfatiza o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género que a expectativa é fomentar a participação intrapartidária das mulheres e procurar aumentar a presença das mesmas nas decisões a nível local e nacional.
“Apesar da implementação da Lei da Paridade (Lei n. 68/IX/2019), que busca assegurar representação equitativa nos cargos eletivos, disparidades de género persistem, especialmente em posições políticas relevantes. A nível municipal, a lei trouxe avanços significativos, mas a presidência das Câmaras Municipais permanece predominantemente ocupada por homens”, constata o ICIEG, para o qual as “construções estereotipadas de masculinidade e feminilidade persistem, limitando a participação das mulheres em decisões no âmbito público e privado.
As participantes vão esta tarde receber os certificados de participação, em acto presidido por Marisa Carvalho, presidente do ICIEG, na presença do edil da Câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, e da vereadora para a área da Igualdade de Gênero, Joana Delgado.