Um homem na casa dos 60 anos morreu por afogamento ontem de manhã na praia da Lajinha, após sofrer uma queda e cair no mar do lado da Enseada de Corais. A vítima foi socorrida por um nadador-salvador e dois banhistas e levada para terra, onde foi submetida a tentativa de reanimação. Segundo, o salva-vidas Di, durante o primeiro processo de reanimação conseguiram que expelisse uma boa quantidade de água e isso até deixou os curiosos animados.
Entretanto, os bombeiros municipais chegaram e continuaram o processo de reanimação. Amílcar Ganeto, Comandante dos Bombeiros de S. Vicente, informa que usaram um desfibrilador e transportaram o acidentado imediatamente para o hospital, onde chegou ainda com vida.
Amílcar Ganeto adianta que, das informações recolhidas junto do nadador-salvador, e confirmadas esta manhã pela reportagem do Mindelinsite, está fora de questão que Sr. Ramiro d´Fogo, como o malogrado era conhecido em S. Vicente, tenha sofrido uma queda na escada de cimento construída junto ao esporão da Lajinha. Salienta que o indivíduo, conhecido vendedor de mancarra (amendoim) na Cidade do Mindelo, sofreu uma queda nas pedras do esporão por volta das 8 e meia, e não na escada recentemente construída nessa zona, como tem sido veiculada no Facebook.
Esta manhã, a reportagem do Mindelinsite conversou com o socorrista Di e o Sr. Raúl, um cidadão português que testemunhou o acidente quando estava a nadar nessa área. Ambos indicaram o local onde a vítima caiu e esse ponto fica a alguns metros de distância da escadaria.
Relatam que o falecido caiu nas pedras e depois no mar, tendo ficado com a cara para a água. Dois rapazes foram logo prestar-lhe socorro e banhistas chamaram o pessoal de serviço na praia. Di, que estava perto, respondeu imediatamente ao apelo, ele e mais dois banhistas conseguiram retirar o corpo do mar, tendo iniciado de imediato a tentativa de reanimação. “É verdade que ele não caiu na escada, mas já houve acidentes nessa escada e com ferimentos“, faz questão de informar o nadador-salvador.
Conforme apurou o Mindelinsite junto de fonte hospitalar, a vítima chegou com vida no hospital, mas com muita água nos pulmões. A nossa fonte assegura que a causa da morte foi afogamento e sublinhou que o corpo não apresentava sinais evidentes de traumatismo.