O cidadão e activista Hernani Moreira vai entregar na tarde deste domingo, 20 de junho, 20 bengalas brancas a 20 deficientes visuais, em um acto simbólico que acontece no Hotel Porto Grande em S. Vicente. É desta forma que pretende assinalar seus 60 anos, em colaboração com a Associação de Deficientes Visuais (Adevic), contemplando 60 deficientes de S. Vicente, Santo Antão e São Nicolau.
As bengalas brancas serão entregues directamente deficientes visuais, em colaboração com a Adevic. “Lancei um repto para bengalas, que vão ser distribuídas entre três ilhas: Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. Hoje iremos fazer, de forma simbólica, a entrega das primeiras bengalas que já chegaram. Não foi possível trazer os deficientes visuais de Santo Antão, mas faremos isso num segundo momento. Agora vamos fazer aos de S. Vicente.”
Moreira explica esta acção, dizendo ser uma questão muito pessoal, uma forma diferente de celebrar os seus 60 anos.
“Nos últimos seis anos deparei com problemas de visão provocadas pelas diabetes. Tive graves problemas de retinopatia. Estava quase cego. Felizmente isto não aconteceu, mas hoje tenho grande deficiências visuais. Por isso, dentro das minhas actividades, caso do Laço Rosa que abraço, pensei alargar também a causa dos deficientes visuais”, diz.
Publicidade
É neste sentido que, ao invés de fazer uma festa tradicional, decidiu fazer esta acção social. Lançou o repto e conseguiu angariar os fundos necessários para comprar as 60 bengalas brancas. “Antes da actividade comprei as primeiras 20 e, agora, estamos a diligenciar para a chegada das restantes. Só não chegaram ainda porque, na compra, este tipo de bengala tem uma exigência de medidas ou polegadas, e não encontramos. Estamos a espera para adquirir estas bengalas, que são especiais para deficientes visuais.”
A entrega das bengalas brancas será seguido de um lanche com os deficientes visuais.