Pub.
Social

Guarda Costeira socorre veleiro para resgatar tripulante solitário

Pub.

A Guarda Costeira, através do Centro de Coordenação de Salvamento (JRCC), socorreu um veleiro de bandeira francesa de nome Maria Lionza e resgatou com sucesso um tripulante solitário, um individuo de 74 anos.

Segundo a GC, no dia 17 de junho o veleiro Maria Lionza, com um único tripulante a bordo, partiu do Porto Grande em São Vicente, com destino ao Porto de Las Palmas, Ilhas Canárias. Durante a viagem, a embarcação enfrentou dificuldades em seguir o rumo, em circunstâncias ainda por esclarecer, e regressou ao porto de partida.

Publicidade

“O veleiro encontrava-se a cerca de 280 milhas náuticas a Oeste de São Vicente e, devido as dificuldades de navegação, foi activada uma operação de Busca e Salvamento para resgatar o tripulante solitário”, explica.

Foi então que o Centro de Coordenação e Salvamento entrou em contacto com o navio Nikolaos Gs, que se encontrava mais próximo, para prestar auxílio ao veleiro, em articulação com outras embarcações, no caso o MRCC Ponta Delgada (Portugal) e o MRCC Griz-nez (França). O tripulante foi resgatado com sucesso.

Publicidade

“Neste momento, este dirige-se para o Porto de Las Palmas, Canárias, com previsão de chegada na próxima quarta-feira, 11 de agosto”, conclui a Guarda Costeira em comunicado.

Foto: Ilustração

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo