Pub.
Social

Grupo de amigos faz festa solidária do Laço Rosa no Sunset no Mindelo

Pub.

Um grupo de amigos, liderado por Ausenda Borges, promove na tarde-noite deste sábado uma festa solidária do Laço Rosa no Sunset no Mindelo. O propósito é angariar recursos para apoiar directamente pessoas com câncer, que podem ser identificado spor membro ou através das redes sociais. A festa contará com participação de vários DJs da ilha de São Vicente.

Esta festa ocorre na esteira de outras actividades promovidas pelo grupo no âmbito da Gala de Laços. Segundo Ausenda Borges, como este ano o grupo decidiu adiar para Novembro o seu tradicional desfile de moda, que normalmente acontece em Outubro, optou-se então por juntar seus membros e promover este evento. “Resolvemos fazer uma festa par angariar recursos para ajudar directamente as pessoas com câncer. Antes os recursos conseguidos eram utilizados para custear exames de rastreio, o que era muito impessoal. Temos connosco os modelos do ilhéu Fashion e do Vogue, e outras pessoas que não são modelos, mas participam nos nossos desfiles. Somos mais de 30 pessoas.”

Publicidade

O início da festa é a partir das 17 horas, sem hora para terminar. Está previsto a participação de vários DJs. “É uma actividade dançante que, para além de chamar atenção para a importância da prevenção, tem cariz solidário. Tudo o que for arrecadado vai se juntar a outros recursos angariados no âmbito do Novembro azul e depois será entregue à uma pessoa, possivelmente em processo de evacuação, que realmente tenha necessidade para poder se manter, pelo menos nos primeiros tempos, com dignidade”, pontua.

A decisão de entrega de recursos as pessoas afectadas, diz Ausenda Borges, resulta da constatação de que, quando maior o número de intermediários, ainda que sejam instituições credenciadas, menor é a eficácia. Por outro lado, prossegue, acaba por ser um processo muito impessoal. “Queremos relacionar com as pessoas afectadas. Somos um grupo grande, com membros espalhados por quase todas as zonas e bairros, o que nos permite identificar as pessoas doentes. Também poderemos recorrer as redes sociais porque constatamos que sempre há pedidos de apoios”, assevera.

Publicidade

Identificada a pessoa que beneficiará do apoio deste grupo, de acordo com Ausenda, o primeiro passo será atestar a veracidade das informações, através de documentação médica. Apesar de ser um processo complexo, a entrevistada do Mindelinsite acredita que poderá dar resultado.

“Estamos motivados. O grupo começou através de um convite para um desfile feito pelo Ilhéu Fashion a Vogue. Entendemos que podíamos fazer a diferença. Alargamos então os convites não só a modelos, mas também a pessoas empenhados e que se mostraram avidas de participar e apoiar causas. Hoje somos cerca de 35 membros, entre mulheres e homens. Não temos um nome porque entendemos que o importante são as actividades que desenvolvemos”, frisa, destacando, como exemplo, a realização de um evento de moda em Salamansa para crianças e também outras actividades lúdicas e recreativas.

Publicidade

Este grupo movimenta-se sobretudo através das redes sociais. É lá que acertam e definem os eventos. Cada membro contribui conforme as suas possibilidades. Também conseguem apoios junto de amigos e familiares. E conseguem fazer muito. A festa solidária desta noite no Sunset Martini é mais uma actividade, que se espera seja um sucesso.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo