Dez formandos, nove mulheres e um homem, começam hoje a adquirir conhecimentos sobre a massagem relaxante num curso de 50 horas a ser ministrado na OMCV por Camille Flora, massoterapeuta suíça com cinco anos de experiência. Ontem, o grupo teve um momento de apresentação, que permitiu à formadora passar uma pincelada sobre as matérias e a metodologia, que acasala a teoria com a prática. Em conversa com Mindelinsite, Camille Flora confessa que gostaria no final do curso de saber que estimulour os participantes a abraçar a massagem com alegria e a adoptar essa prática de bem-estar físico e espiritual como uma actividade profissional.
“A ideia desta formação surgiu com um desafio lançado no mês de fevereiro quando estava em S. Vicente, mais precisamente na zona de São Pedro, com amigos. Um deles disse-me que eu deveria vir a S. Vicente dar algumas aulas de Capoeira, desporto que eu costumo praticar. Em resposta disse-lhe que preferia vir passar alguns conhecimentos sobre massagem”, revela Camile Flora, 31 anos, que está pela terceira vez na cidade do Mindelo.
A ideia foi germinando até que decidiu entrar em contacto com a OMCV-SV e apresentar a proposta. Recebeu rapidamente uma resposta positiva e hoje começa o curso, cuja turma é composta por pessoal com alguma experiência e outros que agora vão aprender as primeiras técnicas.
Uma das pessoas deste segundo grupo é Maria da Luz, 36 anos, que costuma produzir e vender óleos de fabrico caseiro em S. Vicente, com matéria-prima vinda da sua ilha natal Santo Antão. “Faço óleos que vendo e explico as suas propriedades medicinais para os clientes. Algumas vezes me incentivam a fazer massagem, mas não tenho conhecimentos como uma profissional da área. Por isso decidi inscrever-me para aprender e usar quando abrir um espaço que estou projetando”, confessa.
Para Fátima Balbina, a suíça Camille Flora teve um gesto que merece ser louvado. Segundo a delegada da OMCV em S. Vicente, assim que acertaram a data para a realização do curso abriu a inscrição para 10 pessoas, que foi rapidamente preenchida. Assegura que a OMCV costuma realizar cursos de massagem e que se sente grata por fechar o ano com uma formação cuja essência é melhorar o estado físico e psicológico das pessoas.