Pub.
Social
Tendência

Festival da Baía das Gatas cancelado, anuncia a CMSV

Pub.

A 41ª edição do Festival Baía das Gatas, evento cultural internacional marcado para decorrer de 14 a 17de agosto, foi cancelada, tal como centenas de pessoas vinham defendendo nas redes sociais. A decisão foi anunciada há momentos pela Câmara de S. Vicente e confirmada pelo edil Augusto Neves. O motivo são as consequências do temporal que assolou a ilha nesta madrugada e que causou pelo menos 7 vítimas mortais, além de avultados danos patrimoniais.

“Na noite passada, uma tempestade de grande intensidade atingiu a nossa cidade, provocando uma destruição generalizada e, lamentavelmente, perdas humanas. O Festival da Baía das Gatas é, desde a sua origem, um evento feito pelo povo e para o povo. Num momento em que a nossa comunidade enfrenta dor e desafios sem precedentes não se coloca sequer a hipótese de celebrar”, diz a edilidade em nota publicada no Facebook. A mesma acentua que todas as energias da autarquia estão direcionadas para apoiar a população mais fragilizada e contribuir para a recuperação da cidade. O cancelamento do espectáculo, acrescenta, foi tomado de forma unânime e imediata, dando prioridade à vida, à segurança e união da comunidade.

Publicidade

Em declarações à imprensa, o edil Augusto Neves, diz a agência Inforpress, reforçou que a prioridade é a normalização da cidade e da ilha e garantir apoio às famílias enlutadas e em dificuldades. Neves afastou, deste modo, qualquer possibilidade de acontecer o festival neste momento.

“Neste momento nós vamos falar da ilha, da cidade, que é muito mais grande que o festival; neste momento vamos preocupar-nos com as famílias que perderam os entes queridos, isso para nós é muito mais importante do que falar do festival”, disse Augusto Neves, salientando que o foco é mobilizar recursos junto de empresas para se minimizar os estragos causados sobretudo nas redes e vias de circulação. Informou que Mindelo está inundada de lamas e pedras e que o essencial agora é restabelecer as condições para a normalidade.

Publicidade

O temporal já suscitou a solidariedade do Presidente da República, que disse, a partir da Capital, que o momento exige uma forte concertação de ações entre a Câmara de S. Vicente e o Governo e o contributo de todas as forças vivas da sociedade cabo-verdiana, como os sindicatos, as ONG’s, igrejas, empresas e os partidos. Pedido para opinar sobre uma eventual falha das autoridades em alertar a população para o temporal, o Chefe de Estado considerou que, neste momento, o mais importante é acudir à população face à situação emergencial. Se houve falhas, diz, devem ser identificadas e servir de referência para que não voltem a ocorrer.

O anúncio do cancelamento do musical Baía das Gatas, evento que costuma agregar dezenas de milhares de pessoas, mereceu o apoio de centenas de pessoas nas redes sociais. Aliás, para muita gente, este desfecho era lógico. Várias pessoas aproveitaram o post para expressar a sua solidariedade para com as vítimas mais directas da tragédia e apelaram a actos como recolha de roupas e de alimentos para auxiliar quem mais precisa neste momento.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo