A família Coutinho vai entregar no dia 4 de março um conjunto de materiais escolares ao estabelecimento de ensino da localidade de Pinhão, na ilha de Santo Antão, antecedida de uma exposição de pinturas dos 46 alunos. Conforme nota enviada ao Mindelinsite, este evento marca o regresso às origens e por uma boa causa. A mostra, intitulada “Inspiração Pinhão”, será composta pelos trabalhos resultantes de duas oficinas de pintura que o artista plástico Nelson Neves vai dar aos estudantes dessa escola primária nos dias 2 e 3 de março.
“A família Coutinho, emigrada há mais de 40 anos na Europa, não esqueceu a sua terra e volta agora à localidade de Pinhão, nas montanhas do concelho da Ribeira Grande”, salienta a nota. Este evento solidário com Pinhão foi organizado por Pedro Coutinho, nascido em Portugal e residente no Luxemburgo, cujos pais são originários dessa zona montanhosa de Santo Antão.
A inauguração da expo vai contar com a presença, a título privado, de Austelino Correia, que, segundo o comunicado, vai visitar pela primeira vez a terra dos seus antepassados de Pinhão. Além do Presidente da Assembleia Nacional, estarão presentes no acto o edil da Câmara da Ribeira Grande, Orlando Delgado, o vereador da Cultura Paulo Rodrigues e agentes educativos locais.
A exposição conta com o apoio do artista plástico Nelson Neves, da organização OGBL Solidarité Syndical e da Federação das Associações Cabo-verdianas no Luxemburgo.