Pub.
Escolha do EditorSocial
Tendência

Faleceu Jorge Santos, ex-director da Cabopress, agência de notícias que antecedeu a Inforpress

Pub.

Faleceu hoje o jornalista Jorge Santos, que foi, entre outras funções, o primeiro director da agência de notícias Cabopress, predecessora da Inforpress. Djita, como era conhecido pelos amigos, estava doente e acabou por morrer em Portugal.

Locutor de voz doce e clara, Djita chegou a produzir o programa Desporto em Movimento, que marcou a programação desportiva da Rádio de Cabo Verde. Conforme o colega Santos Nascimento, o malogrado era um profissional muito dedicado, um trabalhador incansável que deu muito para o enriquecimento e desenvolvimento da comunicação social cabo-verdiana, mais precisamente a rádio e agência de notícias.  

Publicidade

“Jorge Santos começou cedo como locutor na Rádio Barlavento, dirigida pelo Sr. Telmo Bárrio Vieira. Foi ainda no tempo do Liceu Gil Eanes que ingressou na Rádio, substituindo o seu irmão Luís Guimarães Santos ‘Luizinho’ no programa ‘Juventude em Foco’. Mais tarde passou a apresentar notícias, agenda de informações e mantenha pa rádio”, relembra Santos Nascimento.

Jorge Santos foi também director-geral da comunicação social e em 1995 passou a ser comunicador de projectos cofinanciados pela FAO e FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo