Pub.
Social

Faleceu empresário e armador Abílio Silva

Pub.

O empresário e armador Abílio Francisco Silva, 75 anos, morreu ontem à noite, 20, no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, vítima de doença. Empreendedor nato, Silva deixa uma marca profunda nesta ilha, enquanto um dos administradores da empresa Moave, mas também enquanto proprietário do navio Ribeira de Paul, que garantiu a ligação marítima regular entre o Porto Grande e o Porto Novo, e mais recentemente com a ilha do Sal, antes da vinda dos navios “roll on/roll off” .

Apesar da doença, a morte deste empresário foi uma surpresa para muitas pessoas particulares e a empresa, conforme as várias publicações que vão sendo feitas nas redes sociais. É o caso da Moave, que acaba de publicar uma nota de pesar na qual comunica o falecimento do seu administrador. “É com imenso pesar que comunicamos ao estimado público em geral que faleceu ontem à noite no Hospital Baptista de Sousa, em S. Vicente, o nosso accionista, administrador e amigo, senhor Abílio Francisco Silva, que foi, a diversos títulos, um destacado empreendedor e nos deixa saudades”, lê-se.

Publicidade

Ao Mindelinsite, Vera da Luz, directora geral da Moave, explicou que Silva tornou-se accionista na década de 90, por altura da saída do Estado de Cabo Verde do capital da empresa. No entanto, para além desta, este online sabe que o empresário estava presente no capital de várias outras sociedades, caso por exemplo da Enacol, da Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos, entre outros.

Outra faceta deste cabo-verdiano desconhecida para a maioria dos cabo-verdianos, que nasceu na zona de Janela, Santo Antão, é a solidariedade. Silva gostava de oferecer produtos alimentares aos mais necessitados, tanto em Santo Antão como em São Vicente. No entanto, fazia esta acção solidária no mais absoluto segredo porque não gostava de ter o foco sobre a sua pessoa.

Publicidade

Constânça de Pina

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Abílio era meu grande amigo. Comprei nele o meu primeiro carro. Adorei sempre a forma dele de estar na vida, respeitando em primeiro lugar as pessoas, prosseguindo depois com a sua amizade de ouro. Foi ele aquí, um grande Homem , assim desejo que continue sendo lá, no mundo da verdade, esse grande Homem que foi sempre. Que a terra lhe saja leve! RIP.

  2. Empresário Abilio má nha pai era Grandes Amigos por causa de paixão pe cavole. Dpos dindependência só papá tinha cavole ne Soncente! Quel Malta busode tá tchmal coboy! Mas Sr OTave sempre steve a frente da sua época. Sr Abílio como empresário também!! RIP Abilio. Duval DudeBiba

  3. Em nome da família Silva agradecemos o reconhecimento e homenagem ao nosso querido tio Abílio Silva.
    A sua simplicidade o caracterizava, bem como a sua sabedoria de vida, a sua visão incrível do futuro e de grande empreendedor, sua franqueza com que dizia o que pensava, sua forma de brincar connosco e sua resiliência, sempre, até ao último minuto!

    Que a luz o ilumine sempre e que tenha um eterno descanso!

  4. Deixando o meu voto de pezar para a família enlutada para aquele que foi sem dúvida um dos grandes empresários dessas ilhas, faço um pequeno reparo.
    “…proprietário do navio Ribeira de Paul, que garantiu a ligação marítima regular entre o Porto Grande e o Porto Novo, e mais recentemente com a ilha do Sal…”, o N/M Rª Paúl enquanto propriedade do Sr. Abílio, apenas ligava Mindelo a Porto Novo, posteriormente, passou a ser propriedade da Jô Santos & David, LDA, que por sua vez começou a explorar a linha SV/SN/SL. Penso que a seleridade no processo de informar, deverá exigir tb rigor na procura de informação para que não haja uma contra-informação aos leitores. Fica aqui a dica.

  5. Sr. Abilio , amigo dos meus pais, pessoa presente na minha infancia era deveras singular. Conheço toda a família de quem sou amiga . Dalguns , os descendentes de tio Manel Frank , o irmão mais velho, cuja a esposa,,Mana Nilza faleceu no mesmo dia que o irmão Abilio sou familia. O irmão mais novo, Chico é como um irmão meu . Adorava o sr. Abilio .Pela a forma de ser dele. Directo e autentico. A primeira “Bá intchi barriga de merda! ” que escutei foi dele. Mas paradoxalmente ele é um dos poucos homens de Janela que conheci com grande respeito e carinho pelas crianças e pelos filhos dos amigos dele. Quando uma criança se aproximava enquanto ele estava conversando com os amigos ele parava a conversa para depois continuar.Descanse em paz sr. Abílio! Um bijim grande!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo