Pub.
Social
Tendência

Faleceu Carlos Afonso, o comunicador de voz rouca, potente e de fina dição

Pub.

Faleceu ontem na cidade do Mindelo o locutor Carlos Afonso, uma das vozes mais potentes e suaves da história da rádio em Cabo Verde. A notícia foi dada pelo colega Fonseca Soares, para quem Afonso era “a voz” da rádio dos velhos tempos. Para Soares, o amigo era um “radialista puro”, que começou a sua aventura no mundo da comunicação ainda na tenra idade. Afonso, acrescenta, encontrou o “bichinho da rádio” em casa, visto que o pai chegou a instalar uma das primeiras emissoras experimentais – a Rádio Pedro Afonso.

“Começou pelo Rádio Clube do Mindelo, onde se destacava logo pela bela e potente voz, mais uma dicção irrepreensível. No pós-independência integra a Rádio Voz de S. Vicente, depois a Rádio Nacional, destacando-se como um dos melhores relatores do país, impondo uma marca de qualidade nas Tardes Desportivas Nacionais…”, salienta o jornalista da RCV, destacando, deste modo, os relatos que Afonso costumava fazer dos jogos de futebol. Aliás, diz, Carlos Afonso, que nasceu a 10 de dezembro de 1956, manteve sempre a ligação com o programa desportivo da RCV, “até não poder mais”.

Publicidade

Carlos Afonso, nas palavras do colega de estrada Fernando Carrilho à agência Inforpress, era competente em todas as matérias, por isso a sua morte é uma grande perda para a audiência e para toda a área da comunicação. Ele que descreve o malogrado como dono de uma voz rouca, contagiante com uma dição espectacular e que fazia uma narração sem mácula.

O locutor estava doente e chegou a ser homenageado pelo contributo dado ao mundo da rádio no estádio Adérito Sena, onde compareceu na sua cadeira de roda eléctrica.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo