Pub.
Social
Tendência

Exercício de segurança ISPS-Code simula ameaça de bomba no Porto Grande e foi um sucesso, segundo porta-voz da Enapor

Pub.

O Administrador-delegado do Porto Grande assegurou hoje à imprensa que o exercício realizado no Porto Grande do Mindelo no âmbito do Código ISPS usou como simulação uma ameaça de bomba no porto internacional e no terminal de cruzeiros e foi concluído com sucesso. A operação, segundo Edmar Santos, envolveu todas as autoridades com responsabilidades na segurança das instalações portuárias, além dos clientes habituais do porto, e agora a Enapor vai aguardar o relatório de uma empresa independente certificada para saber onde melhorar o nível de segurança.

“A ameaça foi devidamente identificada e neutralizada com segurança”, informa o gestor do porto do Mindelo. Edmar Santos especifica que existem 3 níveis de segurança operacional, sendo o primeiro o “normal”, o segundo “intermédio” e o terceiro “máximo”. Explica que o porto costuma funcionar no nível 1, mas, quando há algum alerta de perigo é acionado o nível seguinte, que já implica a presença da Polícia Nacional. Havendo a constatação de uma ameaça real, diz, entra em ação a fase 3, que passa para a alçada das Forças Armadas. Durante a simulação, acrescenta, usaram os 3 níveis.

Publicidade

O exercício serviu para o Porto Grande renovar a certificação ISPS Code – Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias, que contempla regras da Organização Marítima Internacional (IMO) para aumentar a segurança no transporte marítimo global, com o objetivo de detectar e prevenir ameaças como terrorismo e outros atos ilegais. Tendo em conta os níveis acionados, a simulação envolveu autoridades como o IMP, Enapor, Polícia Nacional, Política Judiciária, Proteção Civil, Forças Armadas, além de instituições que serviram para fazer avaliação dos resultados, como, por exemplo a Vivo Energy e a Agência Enamar.

O administrador do Porto Grande admite que há melhorias a serem adotadas, uma delas no domínio da coordenação/comunicação. “Nada que não possamos resolver”, salienta Edmar Santos, que anunciou a realização de exercícios similares no Porto da Praia (Santiago) e no Porto da Palmeira (Sal).

Publicidade

O exercício, que abrange as infraestruturas do Mindelo, Praia e Palmeira, decorre de 20 a 24 de outubro e tem como propósito avaliar a eficácia dos procedimentos definidos nos planos de segurança das instalações e dos portos, no tocante à receção e registo de alertas, alteração do nível de segurança, ativação da sirene de alerta, deteção e gestão de objetos suspeitos e execução de medidas de evacuação.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo