O aeroporto internacional Cesária Évora foi alvo de um exercício de emergência total na vertente safety, cujo objectivo foi testar a capacidade da infraestrutura de resposta num eventual cenário de crise. A operação denominada Bird strike, conforme informa a Agência de Aeronáutica Civil, simulou a colisão de um avião com um pássaro durante a aterragem.
Na sequência deste “acidente” foram acionados os planos de contingência para salvamento de vidas humanas, reduzir ao mínimo as perdas de bens materiais e repor com a máxima brevidade o normal funcionamento do aeroporto. Segundo a AAC, a simulação foi preparada pelo Gabinete de Segurança do AICE, em cooperação com outras partes interessadas e com a comunidade de emergência da ilha de S. Vicente. Todo o processo esteve sob observação de um grupo de técnicos de diferentes áreas da autoridade nacional para o sector.
A Agência de Aviação Civil participou como observador do referido exercício de emergência, que decorreu no dia 15 de outubro. Entretanto não foi ainda divulgado o resultado da operação.