Após dias consecutivos com temperaturas elevadas, alguns deles acima dos 30 graus, hoje S. Vicente amanheceu mais fresco e agora está a chover. Confirma-se assim as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), que anunciou que Cabo Verde estaria hoje e amanhã sob influência de uma onda tropical, que poderia provocar um “agravamento do estado do tempo.”
“Prevê-se a ocorrência de chuva generalizada de intensidade variável, por vezes acompanhada de trovoadas, intensificação significativa do vento e consequente agravamento do estado do mar”, refere o INMG em comunicado, acrescentando que as condições adversas deveriam sentir-se “com maior incidência” nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava (Sotavento) e em S. Vicente e Santo Antão (Barlavento).
Também a Proteção Civil emitiu um apelo para a população “redobrar a atenção” e a segurança de pessoas e bens. De referir que desde o início da manhã chove na ilha de Santiago, conforme relatos de vários internautas nas redes sociais. Já na ilha do Fogo, as primeiras chuvas registadas na tarde de ontem deixaram alguns estragos em ruas e vias na cidade de São Filipe.
A previsão do tempo para hoje aponta para céu muito nublado, com ocorrência de chuva ou chuviscos e temporariamente encoberto com aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoadas em Barlavento à noite. “Visibilidade boa (igual ou superior a 10 km), reduzindo-se a moderada ou má (igual ou inferior a 5.000m) durante a precipitação. Vento de NE/ESE moderado ou fresco (20 – 38 km/h), rodando SSW em Sotavento e Barlavento Oriental, soprando ocasionalmente muito fresco com rajadas (39 – 49 km/h) à tarde/início da noite”, atualiza o INMG.
A temperatura máxima deverá oscilar entre os 29/31 graus célcius.