Pub.
Social

“Enfermeiras do Lar” abre espaço de referência em S. Vicente

Pub.

A partir de segunda-feira, 01 de março, S. Vicente vai ganhar um espaço de saúde de referência, na Rua Matadouro Velho, próximo a Praça Estrela, denominado de “Enfermeiras do Lar”. Trata-se de um serviço especializado de enfermagem a domicílio de prestação de cuidados individualizados e personalizados de enfermagem e apoios diversos a indivíduos e familiares, promovendo conforto e melhor qualidade de vida aos utentes.

A iniciativa deste projecto de saúde é da enfermeira Aleida Patrícia Lopes Delgado, que fez o curso de enfermagem geral na Escola de Enfermagem Hugo de Barros, licenciou na Uni-CV e já conta com 11 anos de experiência profissional. Há cerca de dois anos, Aleida vem prestando este serviço a titulo individual, mas agora resolveu constituir uma empresa e convidar alguns parceiros do sector da Saúde por forma a diversificar e prestar um atendimento seguro e com mais qualidade.

Publicidade

“Enfermeiras no Lar presta serviços de enfermagem a domicílio. Há algum tempo faço este serviço a título individual. Às vezes peço ajuda a colegas. Mas senti necessidade de fazer algo mais no meu ramo. É assim que, até final desde mês, vamos inaugurar este espaço para sermos melhor identificadas pelos mindelenses”, afirma esta entrevistada do Mindelinsite.

O espaço é aberto a indivíduos e famílias que necessitem de cuidados e apoio no conforto do seu lar. O serviço é assegurado por uma equipa de enfermeiros especializados e cuidadores habilitados. “As pessoas podem vir aqui, solicitar orçamento, ou por telefone, nos dias úteis, no horário normal de expediente, ou seja, das 8h às 12h e das 15 às 19h. Queremos, basicamente, garantir aos utentes a sua qualidade de vida em casa. Para isso, disponibilizamos uma vasta gama de serviços”, assevera Aleida.

Publicidade

Entre os serviços prestados, esta destaca a avaliação dos parâmetros vitais – temperatura, pulso, tensão arterial, dor e respiração -, higiene pessoal, curativos, cuidados ao pé diabético, colocação, manutenção e retirada de algalia, mas também de sonda nasogástrica e alimentação. A estas juntam ainda a colocação e manutenção de soros, lavagem de ouvidos, aspiração de secreções, oxigenoterapia, clister, aerossol, administração de insulina, substituição de sacos de colonostomia, de entre outros.

“Fazemos ainda colhidas de amostras para análises clínicas, prestamos cuidados de enfermagem a doentes acamados, acompanhamento hospitalar e domiciliar (períodos de 24h) e aluguer de equipamentos, designadamente de colchão anti-escarra, andarilho, cadeira de rodas, debitómetro, etc.”

Publicidade

No espaço estarão em permanência seis funcionários. Mas, conforme solicitação, Aleida Delgada diz ter à sua disposição um grupo de enfermeiros inscritos e disponíveis para trabalhar. Conta ainda com suporte de alguns médicos, em função da demanda dos pacientes.

“Cada serviço que prestamos tem o seu custo e as pessoas sabem a priori quanto terão de pagar. Mas penso que os nossos preços são acessíveis. Em caso de necessidade, as enfermeiras accionam os médicos colaboradores da clínica para, por exemplo, fazer uma avaliação ou aviar uma receita.”

Inédito em São Vicente – já existe um serviço similar no concelho da Praia -, o consultório abre as portas no final de fevereiro, estando a promotora neste momento a agilizar a burocracia para começar a funcionar.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo