Dois gabinetes de arquitectura defenderam anteontem as ideias que propõem para a requalificação da antiga praia da Matiota, mais precisamente da área do trampolim/tanquim. Inicialmente eram quatro empresas, mas duas desistiram e apenas a Darq e RAM – Arkidesign continuaram no concurso público, cuja abertura de propostas técnicas aconteceu numa reunião realizada na sede da Enapor.
Segundo o Eng. António Silva, este encontro foi só para a parte técnica, pelo que o júri vai analisar na próxima semana as propostas financeiras e enviar um relatório à administração da Enapor – autoridade portuária. “Uma vez escolhida a proposta vencedora, a respectiva empresa vai desenvolver o projecto”, informa António Silva, presidente da Associação de Valorização da Matiota, que prevê a escolha da proposta vencedora até a próxima sexta-feira.
Como dinamizador da requalificação da antiga Matiota, António Silva mostra-se satisfeito com o desenvolvimento do processo. Como enfatiza, será instalado um trampolim de três níveis – algo inédito -, recuperado o tanquim, instalada uma zona de serviço de restauração, balneários, iluminação pública… Estas valências, acrescenta, constam dos requisitos que as empresas devem levar em conta nos seus projectos de arquitectura.
A restauração da Matiota é um sonho alimentado por cidadãos mindelenses faz alguns anos, tendo havido mesmo a elaboração de um projecto por inciativa de 3 mindelenses e uma empresa de engenharia e arquitectura. No entanto, tornou-se numa luta social em 2021 quando um pequeno grupo liderado pelo Eng. António Silva teve a iniciativa de limpar a pequena piscina com o intuito de restitui-la às crianças. Para o efeito, várias pessoas decidiram meter mãos à obra, mas os trabalhos foram travados pela Polícia Marítima, enquanto a Capitania dos Portos de Barlavento condicionou a atribuição de uma licença de limpeza do tanque a pareceres favoráveis dos ministérios do Mar e do Ambiente e da Enapor.
O local mereceu, entretanto, uma visita do ministro do Mar e o processo está agora na fase de escolha do projecto de requalificação desse litoral usado por populares durante todo o ano, por se tratar de uma área de águas calmas e cristalinas.