Um grupo de 19 pessoas (16 homens e 3 mulheres) foi detido na ilha do Maio por ordens do Ministério Público, tendo nove ficado em prisão preventiva. Conforme informa a Procuradoria-Geral da República, impende sobre os suspeitos a prática dos crimes de tráfico de droga de alto risco, associação criminosa para tráfico, roubo agravado, arma e lavagem de capitais.
No âmbito da investigação, foram registrados quatro autos de instrução na Procuradoria da Comarca do Maio, tendo o Ministério Público emitido mandado de buscas domiciliárias à residência de 22 indivíduos, numa operação desencadeada pela Polícia Nacional e a Judiciária. Na sequência, 19 pessoas foram presas e, deste grupo, nove viram a prisão legalizada, sendo 8 homens e uma mulher.
Aos 10 restantes elementos, o Tribunal do Maio decretou-lhes a interdição de saída de Cabo Verde e ficaram ainda impedidos de se ausentarem da ilha sem autorização judicial. Além disso ficaram obrigados a apresentação periódica semanal na Esquadra da Polícia.