O grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte lançou o projecto “Um máscara para cada aluno”, cujo objectivo a oferecer aos alunos das escolas do ensino básico da zona norte de S. Vicente. Este equipamento de protecção individual é confeccionado pelas costureiras do grupo. Ontem foi feito a primeira entrega de mais de 200 máscaras na escola de Fonte Inês.
Ao Mindelinsite, o presidente do Cruzeiros, Jailson Juff, explicou que este projecto surgiu da constatação das dificuldades que os alunos desta região enfrentam para adquirir máscara. “Cruz João Évora, Madeiralzinho, Chã de Alecrim e Espia têm muitos alunos carenciados. A nossa ideia é oferecer uma máscara a cada um para ajudar na prevenção da pandemia”, afirma.
Para concretizar este projecto, o grupo conta com apoio de amigos e pessoas que gostam do Cruzeiros do Norte. Jailson Juff garante, entretanto, que estão abertos a receber ajuda de todos os que quiserem abraçar esta causa. “A medida que as ajudas forem chegando as doações, vamos fazer entrega de mascaras comunitárias nas escolas. A primeira contemplada foi a escola de Fonte Inês. Posteriormente pensamos abarcar a escola de Espia”, detalha.
Para isso, explica, vão solicitar mais apoios, inclusive junto dos emigrantes que gostam do Cruzeiros do Norte e de algumas empresas. “Pensamos oferecer máscaras para cerca de 1.500 alunos das diversas escolas da Zona Norte. O nosso projecto vai continuar, enquanto formos recebendo ajudas”, refere, destacando o trabalho das costureiras do Cruzeiros do Norte.
Foto: Zé Ganeto