Pub.
Social
Tendência

Crianças da escola de Chã d’Alecrim encerram ano lectivo com aula de Capoeira

Pub.

Alunos da escola do ensino básico Padre Cristiano, em Chã de Alecrim, encerraram o ano lectivo com uma aula de Capoeira ministrada pelo graduado Bruno “Carvão” Araújo. Foi uma despedida das salas em jeito de cânticos ao ritmo do birimbau, gingas, palmas e sorrisos.

A iniciativa, segundo a professora Albertina Neves, partiu de “Carvão”, um capoeirista que conhece desde 2011 e que já trabalhou com a escola da Ribeirinha, onde lecionava. Entretanto, Neves foi transferida para o estabelecimento de Chã de Alecrim e, em conversa com o capoeirista, este acabou por propor esse convívio.

Publicidade

“Passamos algum tempo sem contacto, que reatamos há dias no messenger. Ele apresentou-me esta proposta e combinamos para ser no dia do término do ano lectivo”, conta a docente, realçando que esta foi a primeira experiência da referida escola com a Capoeira, mas que a ideia é para continuar.

Graduado “Carvão”, que trabalha com crianças de várias escolas e jardins infantis em S. Vicente, passou toda a manhã convivendo com os alunos e alunas do estabelecimento do ensino básico de Chã de Alecrim. Como explica, deu aula aos estudantes das quatro salas da escola em pequenos grupos, dentro do polivalente e numa pequena placa em frente ao estabelecimento. “Para mim é sempre compensador ver o sorriso das crianças. A experiência foi positiva, as professoras gostaram e queremos dar continuidade a esta iniciativa no próximo ano lectivo”, revela o jovem, que começou a praticar Capoeira em 2002.

Publicidade

Após quatro anos longe da “ginga” por estar mais envolvido com o futebol, regressou em 2006 para nunca mais parar, incentivado pelo professor Patcha, da Associação Abadá. Hoje, Carvão faz parte de um projecto que leva a Capoeira a diversas escolas, jardins infantis, centro de recuperação de doentes mentais e à cadeia de Ribeirinha. 

“Queremos estender a nossa intervenção a outros lugares e gostaríamos de poder contar com o envolvimento da Câmara de S. Vicente”, diz o jovem, enfatizando que a Capoeira é uma prática que incorpora desporto, educação, arte e disciplina.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo